Estilo / Relógios e Jóias

“Este relógio será uma peça única. Tão única quanto a obra prima que o inspirou”

Entre Genebra e Paris, a Vacheron Constantin e o Louvre estão a prestes a criar um relógio totalmente personalizado com uma peça de arte do mais famoso de todos os museus. Uma obra prima para o pulso. Só não vale escolher a Mona Lisa.

27 de novembro de 2020 | Bruno Lobo

Esta é a história de um leilão. Ou melhor, é a história do leilão de um relógio que ainda não existe. Tudo vai começar com um passeio no Louvre para escolher a obra de arte que mais tarde será reproduzida no mostrador deste relógio. Depois também será possível eleger o material da caixa, disponível em platina, ouro rosa ou ouro branco, bem como gravar o fundo e selecionar a bracelete entre uma múltipla variedade de materiais e cores. O resultado final será um Vacheron Constantin único e irrepetível e a MUST foi conversar com o Diretor de Estilo e Tradição da marca genebrina, Christian Selmoni, para perceber melhor como tudo vai acontecer…

Exemplo de esmalte em miniatura que reproduz a obra Os amores de Páris e Helena, de Jacques-Louis David, conservada no Museu do Louvre.
Exemplo de esmalte em miniatura que reproduz a obra Os amores de Páris e Helena, de Jacques-Louis David, conservada no Museu do Louvre.
Mostrador inspirado na obra de Veronese A juventude e a velhice (Saturno), concebido para a exposição Homo Faber em Veneza (Itália).
Mostrador inspirado na obra de Veronese A juventude e a velhice (Saturno), concebido para a exposição Homo Faber em Veneza (Itália).

Trata-se de uma parceria inserida numa iniciativa "para ajudar uma nova área dedicada à educação cultural e artística do Louvre", explica-nos, "um leilão de um cariz iminentemente social", em que a totalidade das receitas será entregue ao museu. Nele vão participar várias "grandes maisons e até artistas", e a Vacheron Constantin "será a única casa de relojoaria presente". O leilão tem o nome de Bid for the Louvre e vai decorrer online, entre os dias 1 e 15 de dezembro, organizado pela Christie’s.

Vacheron Constantin Métiers d'Art – Chagall & l'Opéra de Paris, relógio « Homenagem aos principais compositores». Mostrador em miniatura que reproduz um detalhe do teto da Ópera Garnier de Paris, pintado por Marc Chagall em 1964.
Vacheron Constantin Métiers d'Art – Chagall & l'Opéra de Paris, relógio « Homenagem aos principais compositores». Mostrador em miniatura que reproduz um detalhe do teto da Ópera Garnier de Paris, pintado por Marc Chagall em 1964.
Mostrador em esmalte pintado a grisalha do relógio Vacheron Constantin Métiers d'Art, Homenagem à arte da dança, que reproduz obras de Edgar Degas.
Mostrador em esmalte pintado a grisalha do relógio Vacheron Constantin Métiers d'Art, Homenagem à arte da dança, que reproduz obras de Edgar Degas.

A originalidade aqui passa pelo facto de o relógio que vai a leilão ser um conceito e não o relógio propriamente dito. Ou seja, pessoas vão licitar a possibilidade de participar na execução da peça que compram. "O vencedor será convidado a participar em todas as fases iniciais do processo, nomeadamente no design e a sua transposição para o mostrador", para o qual contará com o apoio dos mestres artesãos da Vacheron Constantin (VC) e do próprio Louvre.

Exemplo da criação que pode ser realizada em esmalte pintado a grisalha, inspirada na escultura de Guillaume Coustou “Cavalo e seu domador”, denominada Cavalo de Marly.
Exemplo da criação que pode ser realizada em esmalte pintado a grisalha, inspirada na escultura de Guillaume Coustou “Cavalo e seu domador”, denominada Cavalo de Marly.
As Três Graças, deusas da flora e da beleza, companheiras do deus Apolo / século II DC Cabeças restauradas em 1609 pelo escultor Nicolas Cordier Descoberto no Monte Caelius em Roma  (Itália)
As Três Graças, deusas da flora e da beleza, companheiras do deus Apolo / século II DC Cabeças restauradas em 1609 pelo escultor Nicolas Cordier Descoberto no Monte Caelius em Roma (Itália)

A aventura iniciar-se-á em Paris, durante uma visita privada ao Museu acompanhado pelo seu melhor especialista, "para eleger a obra que será reproduzida no mostrador, selecionada entre as pinturas e esculturas conservadas no Museu. Considerando a riqueza fenomenal deste acervo, decidimos selecionar pinturas, desenhos e esculturas. As possibilidades são ilimitadas, com uma única exceção: a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Possivelmente o quadro mais famoso do mundo e com direitos de reprodução de imagem muito limitados, o que explica a sua exclusão."

Autorretrato com a sua filha, de Elisabeth Vigée le Brun
Autorretrato com a sua filha, de Elisabeth Vigée le Brun

Uma obra prima no mostrador

Segue-se uma visita ao estúdio Les Cabinotiers, em Genebra, para conhecer os mestres relojoeiros e os artesãos esmaltadores e gravadores que vão trabalhar no desenho. É aqui que a VC desenvolve as suas peças mais exclusivas - incluindo o relógio mais complicado do mundo - e é aqui que o vencedor será envolvido no processo de criação e nas várias opções de personalização.

"Decidimos escolher esmaltagem, mais precisamente duas técnicas de esmaltagem muito antigas, o esmalte em miniatura e pintado a grisalha, por permitirem uma reprodução fiel de pintura, desenho e escultura. Mas o cliente terá ainda a possibilidade de escolher outro métier d’art, gravando algo no fundo do relógio." 

A Batalha de Anghiari, de Pedro Pablo Rubens
A Batalha de Anghiari, de Pedro Pablo Rubens

A ligação entre a Vacheron Constantin e o Louvre tem crescido desde que a casa suíça realizou, em 2016, o restauro do relógio "La Création du Monde", uma obra-prima do século XVIII. Estas duas instituições são, na verdade, praticamente contemporâneas, tendo a VC nascido em 1755 e o Louvre uns anos mais tarde, em 1793. Partilham também um profundo respeito pela tradição das técnicas ancestrais, o que no caso da manufatura a leva a albergar debaixo do mesmo teto mestres relojoeiros, gravadores, esmaltadores, guilhochadores, engastadores e joalheiros… Serão precisamente alguns destes artesãos a fazer prova da sua mestria, desafiados a conseguir fazer, por exemplo, que a paleta de cores, depois de diversas passagens pelo forno a 800ºC (o processo de esmaltagem) respeite na íntegra a obra.

Júpiter expulsando os Vícios, de Paolo Veronese
Júpiter expulsando os Vícios, de Paolo Veronese

Todo o processo poderá demorar cerca de um ano. "Estaremos prontos para entregar o relógio ao fim de 9 a 12 meses de trabalho muito delicado", explica-nos ainda Christian Selmoni, mas neste artigo revelámos já alguns exemplos de como este trabalho se poderá desenrolar. No final, é certo que uma pessoa muito afortunada será o proprietário de uma peça única. "Tão única quanto a obra-prima que a inspirou."

Exemplos de criações possíveis baseadas em obras conservadas no Museu do Louvre.
Exemplos de criações possíveis baseadas em obras conservadas no Museu do Louvre.
Saiba mais MUST, Louvre, Museu, Vacheron Constantin, Christian Selmoni, Relógio, Arte, Peças de Arte, Manufatura, Autenticidade
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