Estilo / Relógios e Jóias

Breitling Top Time Thunderbird, o relógio que podia ser um carro

A Breitling acaba de lançar um novo relógio inspirado nos Muscle Car norte-americanos. E aproveitaram para melhorar toda a coleção, que contava já com Mustang, Corvette e Cobra.

Top Time B01 Ford Thunderbird, da Breitling.
Top Time B01 Ford Thunderbird, da Breitling. Foto: Breitling
22 de março de 2023 | Bruno Lobo

O Ford Thunderbird pode não ter o mesmo reconhecimento do mais potente Mustang, lançado uma década mais tarde, mas foi a primeira grande tentativa da Ford para lançar um desportivo de luxo, e o motor era incrível: um enorme V8, de 5,8 litros, capaz de debitar 300 cv. Mas o que chamou realmente a atenção foi o requinte que a Ford colocou a bordo, como este pormenor absolutamente delicioso revela: o rádio do Thunderbird – lembrem-se de que estamos em 1955 − aumentava o volume automaticamente, para acompanhar as rotações do motor!

O T-Bird pode não ter tido a mesma fama do Mustang, é verdade, mas ficou inegavelmente associado ao imaginário americano ou Thelma e Louise não o teriam conduzido pela América, no filme homónimo de Ridley Scott. Chuck Berry também o cantou, na genial Jaguar and Thunderbird, que pode bem ter sido a primeira música a fundir rock e rap, além de relatar uma corrida entre um desportivo americano e europeu.

Os primeiros modelos Top Time retiraram inspiração no Ford Mustang, no Chevrolet Corvette e no Shelby Cobra.
Os primeiros modelos Top Time retiraram inspiração no Ford Mustang, no Chevrolet Corvette e no Shelby Cobra. Foto: Breitling

A história dos Top Time, da Breitling, é mais ou menos contemporânea. Nos anos 1960, Willy Breitling, apercebendo-se de como a cultura estava a mudar lançou um relógio mais de acordo com o espírito das novas gerações. Um relógio jovem e irreverente para os padrões da época, que se tornou num sucesso de vendas e chegou inclusivamente ao pulso de Mr. Sean Connery Bond, em Operação Relâmpago. Parecia, portanto, óbvio pegar neste modelo para homenagear estes desportivos, e os primeiros inspiravam-se então no Ford Mustang, no Chevrolet Corvette e no Shelby Cobra. No ano passado saíram mais duas novidades, embora ligeiramente diferentes, uma homenageando as motos Triumph e a marca de Moda de racing, Deus Ex Machina. Agora chegou finalmente a nova versão do T-Bird, que apresenta um mostrador branco e a bracelete vermelha, a lembrar o logótipo do Thunderbird. Os ponteiros do cronógrafo também são vermelhos para aumentar o contraste.

A nova versão do T-Bird apresenta um mostrador branco e a bracelete vermelha, a lembrar o logótipo do Thunderbird.
A nova versão do T-Bird apresenta um mostrador branco e a bracelete vermelha, a lembrar o logótipo do Thunderbird. Foto: Breitling

É inegável como toda a coleção nos remete para o tablier de um carro vintage, sobretudo os submostradores "squircle", que não chegam a ser bem redondos nem muito quadrados. A bracelete perfurada dá-lhes o inevitável toque racing e a Breitling aproveitou o momento para introduzir novidades em toda a coleção, a começar por uma estanquicidade melhorada, até aos 100 metros, e uma renovada escala de taquímetro (que apresenta uma "red line" entre as duas e as três horas). Mais importante ainda, colocou um novo motor debaixo do capot, que é como quem diz um novo mecanismo dentro da caixa. Todos os modelos apresentam agora um calibre Breitling 01, da manufatura, com uma precisão e fiabilidade a toda a prova. A adição deste calibre testemunha também o sucesso da nova coleção, até porque a nós não nos custa imaginar como estes Top Time podem ser difíceis de resistir para os amantes de automóveis clássicos ou de boa relojoaria. 

Todos os modelos apresentam agora um calibre Breitling 01.
Todos os modelos apresentam agora um calibre Breitling 01. Foto: Breitling
Saiba mais Relógio, Breitling, Ford, Thunderbird, Mustang, Corvette, Cobra
Relacionadas
Mais Lidas