Estilo / Relógios e Jóias

10 novos relógios para começar 2022 em grande…

Dos dois novos Omega Speedmaster a um Patek Philippe em aço, com cronógrafo e calendário, temos aqui um pouco de tudo. Até um relógio lançado para celebrar um campeonato de futebol…

Foto: D.R
11 de janeiro de 2022 | Bruno Lobo

Omega Speedmaster Calibre 321

Comecemos por um dos relógios mais icónicos de sempre. O primeiro – e único – a ir à Lua. O Speedmaster da Omega dispensa grandes apresentações e para assinalar o 65º aniversário do seu nascimento, em 1957, a marca suíça abriu 2022 com um novo modelo inspirado no original, repleto de pequenos pormenores vintage como o logotipo Omega com o "O" oval, como nesses tempos, ou o famoso ponto sob os noventa (DON) na escala taquimétrica. Pormenores que fazem as delícias dos colecionadores.

A caixa tem 38,6 mm e é em ouro Canopus, uma liga de ouro branco que se distingue pelo seu alto brilho e longevidade e, talvez mais importante ainda, a inclusão do mítico calibre 321 - o mesmo que operava os primeiros Speedmaster e todos os que foram à Lua. A Omega recriou esse movimento exatamente com as mesmas especificações, mas materiais mais modernos, e aqui, graças a um fundo em safira, podemos observá-lo em todo o seu esplendor. No fundo, encontramos ainda a gravura do tradicional cavalo-marinho Seahorse, que surge com uma safira azul no lugar do olho para celebrar estes 65 anos. Mais uma vez, os pormenores a fazer toda a diferença.

Omega Speedmaster Calibre 321
Omega Speedmaster Calibre 321 Foto: D.R

Omega Speedmaster Chronoscope

Ainda recentemente a Omega tinha feito uma adição surpreendente à linha Speedmaster, com a introdução de um Chronoscope. O nome sugere um dispositivo usado para determinar com precisão a duração de um fenómeno, e de facto, para além da tradicional escala taquimétrica, vamos ainda encontrar um telémetro, que mede a distância com base na velocidade do som. Serve para indicar, por exemplo, a distância de um trovão. E tem também um pulsómetro, que mede o batimento cardíaco (como um smartwatch, mas com muito mais estilo). Este Chronoscope inspira-se num modelo da Omega dos anos 1940, com as escalas em caracol no interior do relógio, e é definitivamente exemplo de um design que envelheceu incrivelmente bem.

Omega Speedmaster Chronoscope
Omega Speedmaster Chronoscope Foto: D.R

Audemars Piguet Royal Oak Offshore 43 mm

Da linha que separa a suíça francófona da alemã, rumamos agora para os vales gelados do Joux, no coração da região francesa onde a mais tradicional relojoaria suíça se desenvolveu. Foi aqui que a Audemars Piguet apresentou um novo Royal Oak Offshore, a versão grande, durona, do genial modelo que Gerald Genta criou em 1972 – preparem-se para as comemorações do 50º aniversário desse modelo. Para já, temos este Offshore, que recebeu a sua primeira renovação "a sério" em 20 anos e está disponível em aço, titânio ou ouro rosa - quase sempre com uma luneta em cerâmica preta contrastante, e uma nova caixa de 43 mm, o que mantém a essência do modelo, mas acrescenta ergonomia e subtileza. O mostrador "Méga Tapisserie" também foi ligeiramente redesenhado, para apresentar uma maior profundidade de campo e apelo visual e inaugura um novo sistema de troca fácil de braceletes. Como nem tudo é estético, temos ainda um novo cronógrafo, calibre 4401, com uma função melhorada de Flyback.

Audemars Piguet Royal Oak Offshore 43 mm
Audemars Piguet Royal Oak Offshore 43 mm Foto: D.R

Jaeger LeCoultre Reverso Minute Repeater

Um par de quilómetros adiante (três, para ser mais preciso), a Jaeger LeCoultre tem vindo a apresentar diversos novos modelos do seu Reverso. Mas este repetidor de minutos, com o mostrador aberto, deixa admirar toda a beleza do movimento e os gongos em funcionamento de uma forma hipnotizante.

A caixa retangular do Reverso é, sem dúvida, uma complicação acrescida para o Minute Repeater, e a JLC revela toda a sua mestria neste movimento, muito mais precioso até do que a própria caixa em ouro amarelo.

Jaeger LeCoultre Reverso Minute Repeater
Jaeger LeCoultre Reverso Minute Repeater Foto: D.R

Patek Philipe Patek Philippe 5905/1A

Para os lados da Patek Philippe, é o aço que é uma raridade. Por isso todos os seus modelos neste material mais "barato" chamam tanto a atenção. Neste caso, no entanto, o interesse justifica-se ainda pela adição do calibre CH 28-520, um cronógrafo flyback com um calendário anual, sobre um impactante mostrador verde. Já a bracelete, também em aço, vai buscar inspiração ao Aquanaut, oferecendo um acabamento contrastante entre o brilhante, nos links de fora, e o acetinado nos interiores. Este novo PP consegue uma vez mais apresentar uma simbiose perfeita entre o desportivo e o elegante, realmente admirável.

Patek Philipe Patek Philippe 5905/1A
Patek Philipe Patek Philippe 5905/1A Foto: D.R

Vacheron Constantin Tradicionelle Complete Calendar

Fala-se muitas vezes de uma Santíssima Trindade suíça, composta por Audemars, Patek e Vacheron Constantin. Outros preferem falar num quarteto, pois adicionam a Jaeger LeCoultre ao grupo, mas independentemente da opção percebe-se que nos falta aqui falar da Vacheron, a mais antiga casa relojoeira em constante funcionamento. Ora, mesmo ao cair do (p)ano, a VC revelou um relógio com caixa em ouro, branco ou rosa, e um Calendário Completo num mostrador Open Face, revelando o coração da máquina e deixando perceber o funcionamento desta complicação. Um Calendário Completo não chega a ser Perpétuo, mas por uma fração do preço oferece data, dia da semana, mês, e as fases da Lua. Estas, corretas para os próximos 122 anos. Uma verdadeira maravilha no pulso.

Vacheron Constantin Tradicionelle Complete Calendar
Vacheron Constantin Tradicionelle Complete Calendar Foto: D.R

Ressence Type 2

Do tradicional, saltamos agora para um dos relojoeiros mais inovadores que existem por terras helvéticas. Aliás, dividem-se entre Genebra e Antuérpia, na Bélgica. A Ressence é, sobretudo, conhecida pela forma como os seus relógios mostram as horas, sem ponteiros e com discos completos giratórios, que tornam o mostrador num elemento vivo. Mas o que nos traz aqui é outra inovação, sob a forma de uma "coroa inteligente", um módulo eletrónico ligado ao mecanismo completamente mecânico, que permite conectar-se automaticamente e, por exemplo, acertar imediatamente o relógio para um novo fuso horário. Este sistema deteta também quando não está a ser usado e "desliga" o movimento para preservar a reserva de marcha. Assim, quando voltar a usar bastam dois toques no cristal de safira para que volte à hora certa. Engenhoso!

Ressence Type 2
Ressence Type 2 Foto: D.R

Breitling Top Time Classic Cars

Apresentamos agora um conjunto de relógios cheios de adrenalina e rotações. Começando pela Breitling, que se inspirou no Chevrolet Corvette Sting Ray, no Ford Mustang e no Shelby Cobra – os clássicos carros desportivos americanos dos anos 1960 – para lançar um trio de cronógrafos coloridos com bracelete em pele perfurada. Verde para o Mustang, azul para o Shelby, e vermelho para o Corvette – este último com uma história particular, já que Louis Chevrolet, o cofundador da marca, foi um piloto de corridas suíço, nascido na cidade relojoeira de La Chaux-de-Fonds. Os dois modelos, Corvette e Mustang, têm uma caixa de 42 mm, enquanto o Cobra oferece uma ligeiramente mais pequena, com 40mm.

Breitling Top Time Classic Cars
Breitling Top Time Classic Cars Foto: D.R

Chopard Mille Miglia Bamford Edition

Também não é difícil juntar Karl-Friedrich Scheufele e automóveis clássicos numa mesma frase. O copresidente da Chopard (junto com a irmã) é um apaixonado pelas quatro rodas e tem uma coleção impressionante de clássicos, com Ferraris, Aston Martin, Porsche, Mercedes e Bentleys à cabeça. Também nunca terá falhado uma Mille Miglia, pelo menos, não desde que que a sua casa se tornou parceira oficial da icónica corrida já lá vão trinta e tal anos. A cada corrida é lançado um novo modelo, e desta vez contou com a ajuda da Bamford House, uma espécie de garagem de customização de alta relojoaria em Londres. O Bamford Edition apresenta-se maioritariamente em negro e tons de cinza, pontuado por acentos em laranja, para dar contraste. É, no geral, um relógio com um look mais moderno e menos clássico.

Chopard Mille Miglia Bamford Edition
Chopard Mille Miglia Bamford Edition Foto: D.R

Franck Muller Sporting CP Remember 115

Last, mas decididamente not least, a Franck Muller e o Sporting CP uniram-se para apresentar uma edição limitada comemorativa dos 115 anos do clube, no ano em que detém o título de Campão Nacional. O relógio escolhido foi um icónico, Cintrée Curvex na versão Remember, que tem a particularidade de os ponteiros girarem no sentido contrário ao habitual.  Ou seja, no lugar das 11 horas está o 1, das 10 o 2 e assim sucessivamente. Os algarismos são verdes, no pantone Sporting CP, e o mostrador esconde mais alguns números icónicos para o eclético clube. A saber: referência à data de fundação do Sporting (1906), número de taças europeias conquistadas (39 à data de produção da peça), o número de campeonatos nacionais de futebol ganhos (23), número de modalidades (54) e número de atletas olímpicos (146). Este FM será certamente um must para os adeptos do clube verde e branco, ainda que difícil de alcançar, até porque está limitado a apenas 21 exemplares.  Mais acessível, (500 exemplares, 500 euros) será a edição comemorativa do título de Campeão Nacional. Desta feita realizada pela Junghans, a maior marca de relojoaria alemã e que conta com uma história mais antiga ainda do que o clube de Alvalade (foi fundada em 1860). Um relógio muito minimal, de estilo Bauhaus, com os índexes no mesmo verde pantone Sporting CP.

Franck Muller Sporting CP Remember 115
Franck Muller Sporting CP Remember 115 Foto: D.R
Saiba mais relógios, Moda, acessórios
Relacionadas
Mais Lidas