Estilo / Moda

Óculos de sol: aposte nos clássicos do cinema

Com os dias de verão a chegar, os óculos de sol tornam-se essenciais. Estes são os incontornáveis que se tornaram protagonistas em filmes e que seguem as tendências desta estação.

Foto: IMDb
18 de maio de 2020 | Ana Campos
PUB

1- Steve McQueen como Thomas Crown em O Grande Mestre do Crime (1968) – Os Persol 714 têm a particularidade de serem os primeiros óculos dobráveis da historia. Lançados em 1960 ganharam fama no rosto de Steve McQueen.

Foto: IMDb
Foto: D.R.

 



PUB
2- Johny Depp como Raul Duke em Delírio em Las Vegas (1998) – o ator usa uns Ray-Ban Shooter com lentes customizadas. Estes óculos foram desenhados com um círculo de metal para os caçadores colocarem o cigarro enquanto disparavam.

Foto: IMDb
Foto: D.R.



3- Jeff Bridges como Jeffrey "The Dude" Lebowski em O Grande Lebowski (1998) – Com uns Legend 03, um dos modelos mais icónicos da marca francesa com lentes minerais que ganhou o nome da personagem que os celebrizou.

PUB
Foto: IMDb
Foto: D.R.

 

4- Daniel Craig como James Bond em Spectre (2015) – Presença assídua nos filmes de James Bond desde que Daniel Craig os protagoniza, os óculos de Tom Ford ganharam ainda mais mistério.

Foto: IMDb
Foto: D.R.
PUB

 

5- Al Pacino como Lefty em Donnie Brasco (1997) – O actor é desde os anos setenta a cara da Cazal, e usa no filme o modelo mais icónico da marca, o 968.

Foto: IMDb
Foto: D.R.

 

PUB

6- Matt Damon como Carroll Shelby em Le Mans ’66: O Duelo (2019) – O estilo retro do filme sobre o duelo entre a Ford e a Ferrari exigia uns óculos com a tão em voga transparência de hastes nos anos 60.

Foto: IMDb
Foto: D.R.

 

7- Tim Roth como Mr. Orange em Cães Danados (1992) – Um dos modelos mais incontornáveis da Ray-ban e talvez um dos que mais entrou em filmes. Continua a ser um ícone de estilo nos dias de hoje.

PUB
Foto: IMDb
Foto: D.R.

 

8- Ryan Gosling como Driver em Drive – Risco Duplo (2011) – Mais conhecida pelos óculos exclusivos e feitos à medida, a marca francesa Selima foi a escolhida para proteger os olhos de Ryan Gosling.

Foto: IMDb
Foto: D.R.
PUB

 

9- Tom Selleck como Thomas Magnum em Magnum P.I. (1980) – A série tornou tão famosos os óculos da Vuarnet que a marca acabou por dar o nome do ator ao modelo 1623/0003.

Foto: IMDb
Foto: D.R.

 

PUB



10-Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort em O Lobo de Wall Street (2013) – O modelo Wayfarer da Ray-Ban, lançado em 1952, é um ícone de estilo até hoje.

Foto: IMDb
Foto: D.R.



PUB
11- Cary Grant como Roger Thornhill em Intriga Internacional (1959) – Um dos modelos de óculos mais icónicos do cinema, foi agora relançado pela Oliver People.

Foto: IMDb
Foto: D.R.

 


12- George Clooney como Danny Ocean em Ocean’s Eleven (2001) – Em todos os filmes da série Ocean George Clooney usa óculos da Persol, variando entre modelos como 2420 e 2157.

PUB
Foto: IMDb

 

13- Tom Cruise como Maverick em Top Gun: Maverick (2020) – um dos modelos mais usados pelas forças militares americanas, o Aviator.

Foto: IMDb
Foto: D.R.
PUB

 

14- Eddie Murphy como Axel Foley em O Caça Policias II (1987) – Eddie Murphy tornou os óculos Porsche Carrera muito famosos nos anos 80. Com o regresso de algumas inspirações desta década, estes óculos voltam agora à ribalta.

Foto: IMDb
Foto: D.R.



PUB
15- Jean Reno como Leon em Leon, o Profissional (1994) – Desenhados por JeanPaul Gaultier para o filme estes óculos foram agora recriados pela Magnoli Clothiers.

Foto: IMDb
Foto: D.R.
PUB