Estilo / Beleza & Bem-Estar

Mark Hyman conta o que faz para se manter saudável aos 63 anos

Autor do livro "Jovem para Sempre" e especialista em medicina funcional, apresenta a sua abordagem holística enfatizando a conexão entre o corpo e a mente, servindo como um modelo para todos que aspiram a uma vida longa e saudável.

Foto: Getty Images
16 de fevereiro de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Mark Hyman tem 63 anos e é o fundador e consultor sénior do Cleveland Clinic Center for Functional Medicine, apresentador do podcast The Doctor's Farmacy e autor de vários livros, entre eles o Jovem para Sempre, lançado em Portugal em outubro de 2023. Conhecido por desafiar os estereótipos associados ao envelhecimento, revela uma forma física invejável e uma mente vigorosa. Numa entrevista exclusiva à GQ americana, partilha os segredos por trás da sua vitalidade e longevidade, desafiando a conceção comum de que o declínio é inevitável com a idade - "para mim, não se trata de viver até aos 120 anos. Trata-se de sentir-me ótimo agora", garante.

O autor começa por enfatizar a importância de cuidar do corpo como faríamos com um cavalo de corrida que vale um milhão de dólares, alimentando-o com nutrientes de qualidade e evitando os alimentos processados. Destaca que a manutenção da saúde não requer tecnologia sofisticada, mas sim o compromisso com hábitos básicos que otimizam o funcionamento do organismo. Hyman deixa depois uma ideia: "Acho que a coisa que a maioria das pessoas entende mal — e não é culpa delas, porque é o que vemos à nossa volta e pensamos que é normal — é que o declínio, a doença, a decrepitude e a fraqueza são consequências normais do envelhecimento. Na verdade, não são. São sinais de doença."

Quando se trata de alimentação, Hyman segue a dieta Pegan, "é uma dieta rica em plantas — não "baseada em plantas"; são muitos legumes coloridos ricos em fitoquímicos; nozes e sementes; e proteínas". As suas refeições consistem em alimentos naturais e frescos, com ênfase em gorduras saudáveis e baixo teor glicémico. O autor ressalta a importância de manter um equilíbrio entre os elementos essenciais de fitness: aptidão cardiovascular, força, flexibilidade e estabilidade, destacando o papel crucial do exercício na promoção da saúde física e mental. "A estabilidade é muito importante; à medida que envelhecemos, perdemos estabilidade e equilíbrio. É por isso que as bandas de resistência são muito boas: elas desequilibram-nos e deslocam-nos do centro e temos de nos estabilizar constantemente. E notei que quando comecei a fazer isso [o treino com as bandas], conseguia correr montanhas abaixo e saltar de pedra em pedra e não me sentir hesitante. Senti-me como se tivesse 20 anos novamente, o que foi incrível."

Hyman deixa uma nota final, afirmando que "o período de saúde é quantos anos da vida estamos saudáveis, e o período de vida é quantos anos estamos vivos. Por isso, a maioria de nós passa os últimos 20% das nossas vidas com má saúde. Acho que as pessoas não percebem que isso é opcional e que a década marginal da nossa vida não é algo que todos tenhamos de suportar."

Saiba mais Saúde, Bem-estar, Forma, Exercício, Mark Hyman
Relacionadas

Alzheimer: novo teste diagnostica 15 anos antes dos sintomas

O diagnóstico da doença de Alzheimer faz-se com recurso a punção lombar e exame PET. Cientistas suecos acabam de divulgar um teste de sangue – como o do colesterol – com uma precisão de 97% e que, pela sua simplicidade, que pode revolucionar o tratamento da doença.

Mais diagnósticos de cancro em pessoas abaixo dos 50

De acordo com um estudo recente, apesar de a população estar a ficar mais velha, há cada vez mais pessoas jovens a receberem diagnósticos de cancro, em especial, cancro colorretal e cervical. A alimentação, o estilo de vida, mas também o uso de antibióticos são algumas das causas apontadas.

O segredo das caminhadas está, afinal, no ritmo

Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.

Mais Lidas
Beleza & Bem-Estar O que os homens não entendem nas mulheres

Para os homens, é roxo. Para as mulheres, também. Mas pode ainda ser lilás, magenta, lavanda, beringela… Este é apenas um exemplo subtil de como algo aparentemente simples pode ser entendido de formas diferentes – e dar azo a discussão. Voámos de Vénus a Marte para saber o que é que eles não conseguem perceber sobre elas. E, pelo caminho, ficámos com vontade de sussurrar: “You know nothing, Jon Snow.”