Viver

Perguntas e respostas. Tudo sobre a tragédia Astroworld

Desde os relatos da investigação até aos testemunhos de que algo não estava bem, afinal, o que correu mal neste festival?

Travis Scott durante o concerto no Astroworld
Travis Scott durante o concerto no Astroworld Foto: Getty Images
11 de novembro de 2021 | Ana Filipa Damião

Até agora, foram confirmadas pelo menos oito vítimas mortais, entre os 14 e os 27 anos, e dezenas de feridos, resultado de uma multidão descontrolada durante o concerto de Travis Scott da passada sexta-feira, dia 5 de novembro.

O concerto, que ocorreu em Houston, nos Estados Unidos, fazia parte do festival de música Astroworld e contava com a presença de pelo menos 50 mil indivíduos, de acordo com os Bombeiros de Houston.

Embora a causa do surto permaneça sobre investigação, vários testemunhos revelaram como a multidão começou a ser empurrada para junto do palco durante a atuação, o que fez com que algumas pessoas caíssem e se gerasse o pânico.

Memorial em homenagem às vítimas que morreram no festival Astroworld, Houston, Texas
Memorial em homenagem às vítimas que morreram no festival Astroworld, Houston, Texas Foto: Getty Images

O evento "foi agitado desde o início", disse Neema Djavadzadeh ao The New York Times. "Houve muitas lutas durante o dia". E mesmo com estas lutas a acontecer, a Live Nation, que organizou o evento, só parou o concerto trinta minutos antes da hora planeada, por volta das dez da noite, quarenta minutos após o incidente ter começado, avançou o The New York Times.

Muitos meios perguntavam-se se a segurança no recinto era suficiente para controlar 50 mil fãs. A isto, Sylvester Turner, presidente da câmara da cidade, afirmou que sim. Ao todo, o recinto contava com 505 seguranças do evento, 91 agentes de segurança privados e 76 polícias.

Além disso, "não se pode simplesmente acabar [o concerto] quando se tem mais de 50 mil indivíduos. Temos de nos preocupar com motins quando se tem um grupo tão jovem", comentou Troy Finner, chefe da polícia de Houston, à mesma publicação.

Troy Finner, chefe da polícia de Houston, na conferência de imprensa após o incidente no festival Astroworld
Troy Finner, chefe da polícia de Houston, na conferência de imprensa após o incidente no festival Astroworld Foto: Getty Images

Por outro lado, Samuel Peña, chefe dos bombeiros, contou à NBC que o concerto deveria ter sido cancelado mais cedo e que existem provas que mostram várias pessoas a abordar os seguranças pois algo não estava bem. Noutro vídeo vê-se diversos indivíduos entrar no recinto desordenadamente, por volta das duas da tarde, quando a atuação do rapper só começava às nove horas.

No dia a seguir à tragédia, Travis Scott dirigiu-se às redes sociais. "Estou completamente devastado com o que aconteceu ontem à noite. As minhas preces vão para as famílias de todos os que foram impactados pelo o que aconteceu no Festival Astroworld", escreveu no Twitter.

"A polícia de Houston tem o meu apoio total enquanto continua a investigar a perdas de vida. Estou comprometido a trabalhar em conjunto com a comunidade de Houston para apoiar as famílias [das vítimas]". O rapper irá também reembolsar os participantes do Astroworld, bem como cobrir os custos dos funerais, avançou o site da Los Angeles Magazine.

Sabe-se ainda que Travis Scott e a promotora Live Nation foram processados por Manuel Souza, uma vítima do incidente. Souza acusou-o de "encorajar violência" e negligenciar a segurança do público.

Os concertos de Travis Scott são conhecidos por terem uma energia caótica e selvagem, tanto por parte do cantor como da audiência. Em 2015, Scott foi acusado e culpado de incitar fãs a subirem ao palco em Lollapalooza, Chicago.

Saiba mais Travis Scott, Live Nation, Astroworld, concertos, festivais, pânico, Manuel Souza, artes, cultura e entretenimento, música, morte, motins, processos
Relacionadas

Homem do mês: Lil Nas X

De influencer a rapper, o agora músico mantem um estilo inconfundível que se adapta a todos os momentos. Veja os seus looks.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.

Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.