Viver

Os 10 artistas mais bem pagos de 2022, segundo a Forbes

Brad Pitt, Bad Bunny, Taylor Swift - a única mulher no top 10 - e James Cameron são alguns dos nomes que fazem parte da lista.

Foto: Getty Images/Reuteurs
13 de fevereiro de 2023 | Ana Filipa Damião

Todos os anos, a Forbes reúne os dez artistas mais bem pagos dos últimos doze meses e 2022 não foi exceção. A lista referente ao ano passado engloba cantores, atores e realizadores e inclui apenas uma mulher. Taylor Swift tornou-se a primeira personalidade feminina a conquistar os dez primeiros lugares no Hot 100 da Billboard com o seu mais recente álbum Midnights. Levou 92 milhões de dólares para casa em 2022, uma combinação das receitas das vendas dos álbuns, do streaming em plataformas como o Spotify, downloads digitais e licenças. 

No topo da lista estão os Genesis, que arrecadaram um valor de 230 milhões de dólares. Em setembro de 2022, a banda de rock progressivo fez um acordo milionário com o Concord Music Group e vendeu os direitos referentes a vários trabalhos, incluindo gravações a solo de elementos da banda, como Phil Collins. A isto, acrescentam-se valores relacionados com as digressões da banda e as royalties das suas músicas. 

Em segundo e terceiro lugar encontra-se o cantor Sting e o ator, realizador e empresário Tyler Perry, com 210 e 175 milhões de dólares, respetivamente. Gordon Matthew Thomas Sumner, mais conhecido pelo seu nome artístico, Sting, foi vocalista e baixista da banda de rock The Police e venceu 17 Grammy ao longo da sua carreira. No ano passado, vendeu o seu catálogo musical ao Universal Music Group. Já Tyler Perry, nome artístico de Emmit Perry Jr, é conhecido pela sua personagem Madea e pelos vários negócios de produção de conteúdos.

A concluir a primeira metade da lista destacam-se ainda Trey Parker e Matt Stone, e James L. Brooks e Matt Groening. A primeira dupla (160 milhões de dólares), conhecida pelos satíricos desenhos animados South Park, arrecadou grande parte do seu rendimento dos acordos que fez com a HBO Max e com a Paramount, além da sua nova comédia musical Book Of MormonJames L. Brooks e Matt Groening, as mentes por trás da famosa série Os Simpsons, arrecadaram 105 milhões de dólares no ano passado. Em 2019, as 30 temporadas da série passaram para a Disney+. 

Brad Pitt (100 milhões), Rolling Stones (98), James Cameron (95), Taylor Swift (92) e Bad Bunny (88) perfazem os restantes lugares.

Saiba mais Forbes, Brad Pitt, The Rolling Stones, James Cameron, Taylor Swift, Bad Bunny, Trey Parker, Matt Stone, James L. Brooks, Matt Groening, Genesis, Sting, Tyler Perry
Relacionadas

Vamos falar da saia de Brad Pitt?

Com um estilo muito próprio desde os tempos de ‘Thelma e Louise’, eis que o ator se converteu a uma das mais improváveis tendências deste verão.

Adeus, Hollywood. 9 atores que se reformaram antes de tempo

Será Hollywood o local encantado onde todos os artistas aspiram chegar? Acredite ou não, há quem prefira enveredar por outros caminhos, afastando-se das luzes da ribalta. Reunimos algumas estrelas de cinema que escolheram deixar o grande ecrã (e os filmes que levaram a tal decisão).

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.