Viver

Kalsarikännit, o original hábito dos finlandeses que tem de conhecer

É aquele sentimento de beber em casa, sem intenção nenhuma de sair e… em roupa interior. Ideal para o confinamento obrigatório durante a pandemia do novo coronavírus.

Foto: This is Finland
20 de abril de 2020 | Aline Fernandez

Os dinamarqueses têm o hygge, os suecos têm o lagom, mas os finlandeses têm uma palavra ainda melhor. Não é fácil de escrever nem de pronunciar, mas kalsarikännit é o termo finlandês perfeito para o cenário atual de pandemia do novo coronavírus. Na Finlândia, é um hábito nacional ficar em casa, a beber, vestindo apenas roupa interior e sem intenção nenhuma de sair.

A tradição é motivo de orgulho para o povo e transformou-se até em emoji — a Finlândia é o primeiro país do mundo a publicar o seu próprio conjunto de emojis temáticos. São 64 imagens descontraídas que descrevem algumas palavras e costumes típicos do país: kalsarikännit está representada por um homem a beber cerveja em cuecas e uma mulher com um copo de vinhos de lingerie — e pode fazer download através da App Store ou do Google Play, conforme indica a página This is Finland, criada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do próprio país.

Ironicamente, a Finlândia tem uma lei bastante restritiva para coibir a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos, determinando até horários limitados, portanto ao levar em consideração estas restrições e os impostos sobre as bebidas, além das condições meteorológicas desfavoráveis — um inverno de seis meses, algumas semanas com apenas seis horas de luz e temperaturas de cerca de 20ºC negativos —, não é difícil perceber o porquê dos finlandeses preferem a reclusão do lar para beber um copo, em vez de ter de colocar várias camadas de roupa para sair e conviver.

Porém, beber em casa não significa beber pouco. Segundo os dados do último Relatório Mundial de Estatística da Saúde, publicado em 2018 pela organização Mundial da Saúde e com números de 2016, o consumo médio de álcool por habitante na Finlândia é de 14,8 litros ao ano. A média está abaixo dos 17,8 de litros consumidos em Portugal.

Segundo Rantanen, esta prática permite uma jornada em direção "à força interior, maior qualidade de vida e paz de espírito." Vale a pena lembrar que a Finlândia está sempre nas primeiras posições nos rankings de felicidade das nações, é um exemplo em relação à igualdade de género, além de ser um modelo em áreas como educação e bem-estar social. Para o autor, este sucesso é um resultado da "habilidade dos finlandeses de permanecerem calmos, saudáveis e satisfeitos ao lidar com tarefas e tentações ou a enfrentar o stress do trabalho" — e a tal habilidade resulta ao praticar, entre outras coisas, o kalsarikännit. Planos para o fim de semana?

Saiba mais Kalsarikännit, bebida, cueca, casa, hábito, Finlândia, finlandês
Relacionadas

MUSA lança cerveja para ajudar músicos

With a Little APA from my Friends é a nova cerveja da marca, cujo valor total das receitas será doado aos artistas com quem a MUSA trabalhou ao longo dos últimos anos.

Mais Lidas
Viver New Era estreia flagship em Lisboa

Mais do que uma loja, o novo espaço da marca norte-americana celebra a cultura urbana com personalização ao vivo, música nacional e uma experiência de marca pensada ao detalhe.

Viver Tatuar ou não tatuar deixou de ser uma questão

Será que as tatuagens continuam a ser um impedimento na entrada no mercado de trabalho? Porque é que há cada vez mais pessoas a recorrer à remoção das mesmas? E qual é o sentido de tatuar, agora que é um ato reversível? Fomos à procura de respostas com a ajuda de uma especialista em head hunting e um sociólogo com uma tese sobre o tema.

Viver Casa da Calçada reabre com um spa sob as vinhas

Depois de uma remodelação complexa, a pitoresca propriedade apresenta um centro de bem-estar com piscina aquecida, fonte de gelo, sauna, banho turco, ginásio e salas de tratamento. Francisco Quintas, chef de 25 anos, assume a cozinha do Largo do Paço, o restaurante de fine dining da unidade hoteleira. A Must já provou parte do seu menu de degustação.

Viver A Samsung em modo de Inteligência Artificial

A IA está na moda, especialmente para uma certa marca coreana que colocou um pouco de Inteligência Artificial em todos os seus produtos. Mesmo os eletrodomésticos mais básicos já são capazes de ter algumas boas ideias.