Viver

iPhone tem mais de 200 novos emojis, incluindo alusivos à pandemia

A tão aguardada chegada da versão IOS 14.5 do iPhone traz novidades, incluíndo no universo de emojis, que são agora mais inclusivos e representativos do momento que vivemos: uma pandemia.

Foto: Emojipédia
17 de fevereiro de 2021 | Marta Vieira

Os fãs de iPhone que se preparem, pois o novo sistema operacional da Apple, o IOS 14.5 está a caminho e já não se fala noutra coisa. Depois do lançamento do último modelo da Apple em outubro de 2020, o iPhone 12, e também após notícias de um futuro iCar, o upgrade ao IOS é talvez uma das mais recentes novidades da empresa liderada por Tim Cook e fundada, entre outros, por Steve Jobs.

Será já no próximo mês que a atualização do IOS 14.5 vai estar disponível para telemóveis e afins e sabe-se agora, entre as várias alterações pensadas, que o domínio dos emojis foi uma das grandes apostas. De facto, Jeremy Burge, o fundador da Emojipedia e impulsionador do Dia Mundial dos Emojis – sim, este dia existe – andou ocupado nos últimos tempos, segundo avança o The Guardian.

Novos emojis.
Novos emojis. Foto: Emojipédia

Quanto às novas criações - 217 para sermos mais precisos - encontraremos emojis totalmente novos e criados de raiz, modificações de outros já existentes e ainda atualizações exclusivas da plataforma da Apple - que fazem parte da nova atualização do Unicode Consortium.

Seja de que forma for, uma certa consciência social aliada a um desejo de representatividade e inclusão, bem como a alusão à vivência atual (uma pandemia) parecem estar bem presentes. Por exemplo, os emojis de casais, representados com vários sexos, surgem agora em diferentes tons de pele. Também o emoji da pessoa com barba pode agora ser representado nos dois géneros e não somente na versão masculina. Mas há mais: também o emoji em forma de seringa, que anteriormente aparecia com gota de sangue, aparece renovado, pensa-se que numa alusão à vacinação para a Covid-19. Também os emojis de phones nos ouvidos, que eram relativos aos AirPods Max, são agora alusivos aos novos da própria Apple. 

Às novidades que esta nova versão traz, juntam-se novos atalhos e gestos de navegação, por exemplo para o Aplicativo da Apple Music. Também será possível a utilização do Face ID com máscaras, totalmente adaptado ao momento pandémico ou ainda o desbloqueio do iPhone pelo Apple Watch. As correções de texto ou ainda alterações no uso da Siri também serão contempladas. Resta-nos esperar.

Saiba mais tecnologia, Apple, Tim Cook, novidades, IOS 14.5, sistema operacional, emojis, representatividade, inclusão
Relacionadas
Mais Lidas
Viver Turistas fazem reservas com antecedência, mas para onde?

No início da pandemia, especialistas em viagens apressaram-se em determinar a forma da recuperação. Seria em forma de L? Ou mais como um W? Um ano depois, apesar de breves períodos de recuperação e muita procura reprimida, a retoma das viagens ainda está para chegar.

Viver Trabalhadores remotos fogem para resorts à espera de vacinas

Quando o governador Gavin Newsom anunciou um "lockdown" na Califórnia ainda mais rígido em meados de dezembro, alguns residentes mais abastados correram para lugares - o mais longe possível - como a ensolarada Belize. Outros, que já antecipavam a medida, tinham partido há muito tempo.