Viver

Gostaria de viajar 750 milhões de anos no tempo? É possível com este mapa interativo

Através do Ancient Earth, é possível redescobrir alguns dos acontecimentos mais marcantes do planeta Terra, como a deslocação contante dos continentes e a extinção dos dinossauros.

A carregar o vídeo ...
25 de agosto de 2022 | Ana Filipa Damião

Consegue imaginar como era o planeta Terra há milhares de anos, ainda antes de existirem dinossauros? E onde se encontravam os diferentes continentes antes de se separarem? As respostas estão no mapa interativo pensado pelo engenheiro Ian Webster, baseado no trabalho de Christopher R. Scotese, geólogo e paleógrafo que compilou uma série de mapas paleológicos com o objetivo de ilustrar o desenvolvimento tectónico das placas continentais, bem como a distribuição do mar e da terra ao longo dos últimos mil milhões de anos.

Batizado de Ancient Earth, permite visualizar qualquer lugar no planeta e recuar até 750 milhões de anos no tempo. Consegue-se, assim, ver que há 500 milhões de anos Portugal estava totalmente submerso, ao contrário de Espanha, e que há 280 milhões, Lisboa estava roedada de terra, sem Oceano Atlântico à vista. 

A isto, junta-se a possibilidade de viajar por importantes acontecimentos biológicos como, por exemplo, o aparecimento da primeira alga verde, a criação e extinção dos dinossauros, entre outros eventos que moldaram a evolução do planeta. Para completar, o mapa oferece textos informativos para cada período ou momento e os nomes dos fósseis que existiam nas várias zonas do globo.  

Saiba mais Planeta Terra, Mapa Interativo, Ancient Earth, Dinossauros
Relacionadas
Mais Lidas
Viver Eis as melhores cidades do mundo para viver

A capital austríaca perdeu o primeiro lugar do pódio para esta cidade escandinava. A cidade vencedora recebeu a pontuação máxima em educação, segurança e infra-estruturas, o que lhe valeu um total de 98 em 100 no Global Liveability Index 2025.

Viver New Era estreia flagship em Lisboa

Mais do que uma loja, o novo espaço da marca norte-americana celebra a cultura urbana com personalização ao vivo, música nacional e uma experiência de marca pensada ao detalhe.

Viver Tatuar ou não tatuar deixou de ser uma questão

Será que as tatuagens continuam a ser um impedimento na entrada no mercado de trabalho? Porque é que há cada vez mais pessoas a recorrer à remoção das mesmas? E qual é o sentido de tatuar, agora que é um ato reversível? Fomos à procura de respostas com a ajuda de uma especialista em head hunting e um sociólogo com uma tese sobre o tema.