Viver

Gostaria de viajar 750 milhões de anos no tempo? É possível com este mapa interativo

Através do Ancient Earth, é possível redescobrir alguns dos acontecimentos mais marcantes do planeta Terra, como a deslocação contante dos continentes e a extinção dos dinossauros.

A carregar o vídeo ...
25 de agosto de 2022 | Ana Filipa Damião

Consegue imaginar como era o planeta Terra há milhares de anos, ainda antes de existirem dinossauros? E onde se encontravam os diferentes continentes antes de se separarem? As respostas estão no mapa interativo pensado pelo engenheiro Ian Webster, baseado no trabalho de Christopher R. Scotese, geólogo e paleógrafo que compilou uma série de mapas paleológicos com o objetivo de ilustrar o desenvolvimento tectónico das placas continentais, bem como a distribuição do mar e da terra ao longo dos últimos mil milhões de anos.

Batizado de Ancient Earth, permite visualizar qualquer lugar no planeta e recuar até 750 milhões de anos no tempo. Consegue-se, assim, ver que há 500 milhões de anos Portugal estava totalmente submerso, ao contrário de Espanha, e que há 280 milhões, Lisboa estava roedada de terra, sem Oceano Atlântico à vista. 

A isto, junta-se a possibilidade de viajar por importantes acontecimentos biológicos como, por exemplo, o aparecimento da primeira alga verde, a criação e extinção dos dinossauros, entre outros eventos que moldaram a evolução do planeta. Para completar, o mapa oferece textos informativos para cada período ou momento e os nomes dos fósseis que existiam nas várias zonas do globo.  

Saiba mais Planeta Terra, Mapa Interativo, Ancient Earth, Dinossauros
Relacionadas
Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.