Coronavírus. Como proteger-se no regresso aos treinos
Agora que os ginásios começam a reabrir, reunimos algumas sugestões para evitar a contaminação nas salas de treino.

Quaisquer superfícies de contacto frequente, como os halteres e os botões das passadeiras e bicicletas ergonómicas podem representar um problema num período de pandemia. Mas antes de cair na tentação de ficar no sofá a ficar a ver o novo episódio de uma série, saiba quais as medidas a tomar para tornar possível o ritmo de treino num cenário de medo de contaminação por coronavírus.
Primeiro, é claro que como em qualquer espaço confinado, existem riscos de transmissão durante o treino. "Talvez esse seja o momento para ser mais cauteloso com todos os tipos de exposição, incluindo o ginásio", reforçou ao The New York Times David Thomas, professor de medicina e diretor da Divisão de Doenças Infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos da América. Contudo, o mesmo reitera que o suor não pode transmitir o vírus. Ou seja, não há motivo para (tanto) pânico.
Vale a pena ressalvar que antes de desistir de ir treinar, existe um risco menor de contrair o novo Covid-19 agora que os ginásios são obrigados a seguir regras próprias, como distanciamento entre máquinas, equipamento de proteção para os funcionários e balneários encerrados (apenas os cacifos e as instalações sanitárias continuarão em funcionamento). Também as saunas, banhos turcos, solários, jacuzzi e similares devem permanecer encerrados até indicação contrária.
Mantenha uma distância necessária e a higiene em qualquer lugar que frequentar.
Os investigadores continuam a tentar descobrir como o novo coronavírus se espalha exatamente, mas o que já se sabe – através do resultado de estudos sobre outros coronavírus – é que este permanece durante até nove dias em superfícies de metal, vidro e plástico. Sabendo isto, é importante evitar superfícies de alto contato em qualquer lado, que no ginásio vão desde as máquinas de levantar pesos, halteres, cordas aos botões de comando das passadeiras e bicicletas ergonómicas, áreas frequentemente manuseadas. O perigo, portanto, é o mesmo dos botões de elevadores e das maçanetas das portas, locais que estão sempre a serem tocados pelas mãos de diversas pessoas.
O primeiro passo é desinfetar todas as áreas com as quais terá contato antes de usá-las e repetir a higienização após o uso das facilidades com frascos de spray de limpeza das máquinas, tapete e equipamentos. Se quiser ter mais precaução leve de casa um frasco de solução alcoólica (esta deve ter mais de 70% de álcool).
Num período de preocupação global tão grande nenhuma medida é exagerada. Caso não se sinta confortável, converse com os responsáveis pelo ginásio para solicitar uma circulação de ar constante no espaço e uma rotina de limpeza realizada mais vezes do que o habitual – o cenário atual exige tamanho cuidado.
Além da higienização das superfícies com frequência, provavelmente já sabe mas não custa reforçar, é recomendável que lave as mãos com frequência durante 30 segundos e não toque no rosto. Se se sentir doente, fique em casa – qualquer sintoma que diminua a sua imunidade no período atual deve ser tido em atenção. Outras soluções passam por utilizar treinos em casa, com a ajuda de aplicações.
Ande a pé e torne-se mais criativo
Já se sabe de cor a regra dos dez mil passos. Sabe-se que andar a pé acelera o metabolismo, que faz bem ao coração e que ainda aumenta a longevidade. Porém, ninguém se lembra das maravilhas que uma caminhada pode fazer à criatividade — ou à falta dela. Sente-se bloqueado? Leve o seu cérebro a passear.
O macho alfa dos machos alfa
O estilo de vida extremo de Ben Greenfield conquistou CEOs e príncipes em busca da juventude eterna e de testosterona extra. Stefanie Marsh encontrou-se com ele em casa – para um banho de gelo.
Aviões privados, máscaras de designer e bunkers secretos. Como os ricos estão a lidar com o coronavírus.
À medida que o Covid-19 se espalha pelo mundo, os super-ricos estão a fazer tudo o que podem para se manterem seguros – e o preço não é uma preocupação.
Quer estar em forma até ao verão? Três treinos tabata que pode fazer em casa
Inventado pelo fisiologista japonês Izumi Tabata, este método de alta intensidade é o segredo para quem quer emagrecer mas não tem tempo para treinar.
Que atividades diárias nos colocam em risco de apanhar covid-19?
Embora em tempos de (algum) desconfinamento, muitos de nós temos regressado aos restaurantes, cabeleireiros ou ginásios, saiba que atividades quotidianas trazem maiores probabilidades de apanhar o novo coronavirus.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.