As aplicações mais úteis durante esta pandemia
O smartphone pode avisá-lo se há demasiadas pessoas no supermercado e também ajudar a pagar as compras. Saiba como torná-lo no seu grande aliado.

Chegou o momento de tirar maior proveito do seu smartphone. Há aplicações com informações relevantes sobre, por exemplo, a consulta do tempo médio de espera nas instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde e outras que enviam alertas como um lembrete para lavar as mãos. Selecionamos algumas que podem facilitar a vida neste período de pandemia do novo coronavírus e no gradual retorno ao "novo" mundo.
Distanciamento social
O Google Maps tem uma função para calcular distâncias. Basta inserir a morada, clicar em "medir distância" e aparecerá uma linha pontilhada a indicar a proximidade do ponto escolhido. Assim, pode calcular a distância recomendada superior a dois metros de forma a reduzir a transmissão da Covid-19. "As medidas de afastamento social, como o isolamento e o distanciamento sociais são essenciais em Saúde Pública, especialmente utilizadas em resposta a uma epidemia", alerta o manual lançado pela Direção-Geral da Saúde. Para este efeito, existem ainda o MapCircle e o Radius N Km. Já o Wake me there permite definir alertas ao diminuir-se o distanciamento.
Supermercados
O Crowdless, criado com o apoio da Agência Espacial Europeia, usa dados de satélites para informar em tempo real quantas pessoas estão num destes estabelecimento. A app indica a percentagem de 0 a 100 para indicar se há poucas pessoas, o suficiente ou muito para assim poder decidir se segue para lá ou se deixar as compras para outro dia ou outro horário. Os criadores da app pretendem expandir a funcionalidade para outros serviços essenciais, como farmácias, e também locais públicos, como parques. Uma alternativa é o Google Maps: ao selecionar o estabelecimento é possível ver as informações de morada, horário de abertura e, mais em baixo, horas populares, indicadas por dia da semana e horas de funcionamento — informando se o horário é muito ou pouco movimentado e até quantos minutos as pessoas ficam no local.
Pagar com o telemóvel e evitar contactos
A recomendação atual é a de priorizar pagamentos com cartão ou telemóvel, a fim de reduzir os contatos e evitar a disseminação do novo coronavírus. Além do contactless do cartão, que permite não tocar na máquina e digitar o pin há os pagamentos através dos dispositivos móveis. A Apple Pay funciona com o sistema operacional iOS, a Google Pay é a solução para Android e o Samsung Pay foi projetado para dispositivos Samsung. Em Portugal, a app MB WAY é a solução multibanco que permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais, enviar e pedir dinheiro, entre muitas funcionalidades. Outra opção sem contacto é pagar através de QR Code.
Lavar as mãos
A higiene das mãos foi desde o princípio uma das principais medidas recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar a infeção. Pode sempre adicionar um lembrete ou alarme no telemóvel para ajudá-lo a não se esquecer de fazê-lo repetidamente. E para se certificar que está a fazer da maneira mais eficiente, há a app SureWash Hand Hygiene, que ensina como lavar as mãos seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. "Um estudo da Universidade Glasgow Caledonian utilizou a aplicação para transmitir que breves práticas de higiene diária das mãos ajudam a alcançar competência", afirma a descrição da app. O usuário pode optar por usar a câmera do telemóvel para ser informado se está a lavar bem as mãos.
Instituições hospitalares
Na perspetiva de aumentar a proximidade junto do utente foi desenvolvida a app MySNS, uma aplicação oficial do Serviço Nacional de Saúde. A ferramenta permite consultar notícias do SNS, informações de saúde, além de disponibilizar uma lista e mapa instituições, nomeadamente hospitais, cuidados de saúde primários e farmácias, acesso à informação do Centro de Contacto SNS 24 e notificações associadas à sua localização. Muito útil também é a MySNS Tempos, que permite a consulta do tempo médio de espera nas instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. O utilizador pode consultar, por instituição, o tempo médio de atendimento nas urgências, que aparecerá por grau de prioridade. E se estiver à procura dos medicamentos mais baratos, a app eMed.pt, do INFARMED, disponibiliza esses valores.
Cabelo e grooming
Existem aplicações que podem ajudar a tomar decisões de beleza sem sair de casa. Na Hair Zapp é preciso só tirar uma selfie e experimentar qualquer tipo de penteado. Para mudanças de cor, a Style My Hair, da L'Oréal Professionnel, é uma boa alternativa. Para testar diferentes penteados, barbas e bigodes, há o Man Photo Editor & Men HairStyle, que também permite alterar o tom das sobrancelhas e a cor dos olhos, experimentar roupa e até tatuagens.
Ajudar enquanto dorme
A Imperial College London e a Fundação Vodafone Portugal criaram a DreamLab, uma app premiada que permite a contribuição para investigações na área da saúde. Desenvolvida em 2015, tem apoiado projetos para a cura do cancro, por exemplo, tendo já promovido quatro descobertas nesta área, incluindo a identificação de propriedades anticancerígenas em alimentos e medicamentos existentes — e atualmente também permite que o utilizador escolha ajudar a combater a Covid-19. Basta fazer o download da aplicação e escolher a investigação a apoiar. Cada vez que o seu telemóvel estiver ligado, carregado e conectado à Internet, estará a contribuir para acelerar uma investigação científica.
Por que Bill Gates disse que Steve Jobs era um “ser humano defeituoso” e outras rivalidades entre CEO’s
Grandes líderes competem e, às vezes, odeiam-se.
O treino de Chris Hemsworth para o filme ‘Extraction’ que toda a gente pode fazer em casa
Os exercícios são intensos, mas ideais para quem não pode ir ao ginásio.
Tom Cruise e Elon Musk juntos no espaço?
Com ajuda da NASA, o ator quer produzir um filme recheado de ação e aventura, mas fora da atmosfera.
Os benefícios do sexo matinal para os homens
Aumento da produtividade, redução do stress — é preciso dizer mais?
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.