Viver

Há mais luz do que escuridão no espaço, diz novo estudo

O chamado espaço profundo, que a comunidade científica acreditava ser negro como breu, poderá ser mais claro do que se imaginava.

Foto: Getty Images
24 de novembro de 2020 | Rita Silva Avelar

Quando o assunto é o espaço, são ainda muitos os mistérios que a comunidade científica procura desvendar. 

Um novo estudo levado a cabopelo astrónomo Tod Lauer e pela sua equipa deinvestigadores doObservatório Nacional de Astronomia Ótica do Arizona, nos EUA,descobriu que o espaço profundo não é "escuro como breu", pelo contrário: brilha. A pergunta que estes investigadores fizeram foi: qual a luminosidade do espaço, se lhe retirarmos todas as fontes de luz conhecidas? De acordo com as conclusões deste estudo, o espaço tem quase o dobro da luz do que se esperava,revela a Forbes.

Estas descobertas foram possíveis graças àsonda do New Horizons, um projeto da NASA que nasceu para estudar oplaneta que está mais longe do nosso Sistema Solar, Plutão, mas que entretanto se estendeu até à investigação do espaço profundo, ou espaço sideral, graças a esta sonda, que se foi movendo para cada vez mais longe. Neste momento, a sonda New Horizons está a 10,3 bilhões de quilómetros da Terra, ou seja, está 50 vezes mais longe do Sol do que a Terra, tendo sido precisamente essa a distância da principal fonte de luz do Sistema Solar que levou a estes novos estudos. Contra todas as previsões dos cientistas, a sonda continua a recolher importantes informações.

Com esta nova informação, os investigadores estudaram o que se esperava serem fotografias vazias do espaço profundotiradas pelas naves espaciais, ou seja, sem objetos brilhantes. As imagens foram processadas para remover toda a luz de fontes conhecidas, incluindo quaisquer estrelas relativamente próximas. Os investigadores também removeram a luz de galáxias que se crê existirem mas que não foram encontradas. Os cientistas foram deixados com imagens do espaço profundo sem qualquer poluição luminosa.

Curiosamente, e apesar de todos esses fatores, a luz mantém-se nas imagens. De onde vem exatamente não se sabe ao certo, mas as teorias sugerem que a luz poderá vir de estrelas ou galáxias ainda não descobertas.

Saiba mais Terra , Sistema Solar , ciência e tecnologia , Estudo , New Horizons , Sonda
Relacionadas
Mais Lidas