Viver

3 filmes a não perder nos últimos dias do Festival MotelX

No ano que atinge a maioridade, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, aterroriza as salas do cinema de São Jorge, de 10 a 16 de setembro. Eis 3 sugestões de filmes para (perturbar) o seu fim de semana.

Foto: Motelx
13 de setembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

O MotelX destaca-se entre os festivais de cinema desde 2007, especializando-se na promoção de cinema de terror nacional e internacional. O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é o único festival português membro da Méliès International Festivals Federation (Federação dos Festivais Europeus de Cinema Fantástico) e a sua 18ª edição conta com centenas de filmes, longas e curtas-metragens em exibição ao longo dos seus 7 dias.

Para os amantes de terror, sexta-feira 13 é o dia perfeito para arrepiar a espinha. Na noite desta data inquietante, Demi Moore chega ao ecrã da Sala Manoel Oliveira no filme The Substance, da cineasta francesa Coralie Fargeat. The Substance acompanha as emoções e sentimentos de Elisabeth Sparkle, uma estrela em decadência que arrisca em tomar uma droga do mercado negro que replica células para atingir uma versão mais jovem e mais bem-sucedida de si própria, resultando numa intrigante peça de body horror que promete fazer os espectadores contorcerem-se nas suas cadeiras.

The substance
The substance Foto: Motelx

No sábado, destaca-se entre a programação o filme Kill, do realizador indiano Nikhil Nagesh Bhat. O que começa com uma premissa romântica quando o comando do exército Amrit vai em busca da mulher dos seus sonhos, noiva contra a sua vontade, rapidamente se torna numa sangrenta jornada de comboio. Apesar de violento, as reviravoltas da história deixam o espectador colado ao ecrã sem deixar tempo para questionar a brutalidade das cenas.

Kill
Kill Foto: Motelx

No penúltimo dia de festival, domingo, o realizador irlandês Lorcan Finnegan transporta-nos para as praias australianas através de The Surfer, com Nicolas Cage como protagonista. O filme acompanha um surfista que ao voltar à praia onde surfava na sua infância é humilhado em frente ao seu filho por um grupo de surfistas que se declaram controladores daquela praia. Numa busca por aquilo que fora seu, The Surfer perde-se numa sucessão de eventos que o afastam da realidade, desarmando o espectador que se obriga a questionar a própria realidade a que está a assistir.

The Surfer
The Surfer Foto: Motelx

Para os mais destemidos, destacamos uma exibição surpresa, no último dia de festival, segunda-feira, 16 de setembro, em parceria com a FilmTwist, pelas 21h35 na sala 3.

Saiba mais Terror, Festival, Cinema, MotelX, São Jorge, Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, Body Horror, The substance, Kill, The Surfer, Filmes, FilmTwist
Mais Lidas