Viver

Há uma nova app para escapar de forma airosa das reuniões no Zoom

Ao produzir sons fictícios, a aplicação Zoom Escaper foi inventada para aligeirar as longas reuniões nesta plataforma virtual. Quer saber como?

Há uma nova app para escapar de forma airosa das reuniões no Zoom
18 de março de 2021 | Rita Silva Avelar
PUB
Já não suporta entrar noutra reunião do Zoom? Desde o início da pandemia que a reuniões presenciais, os SMS e as mensagens de voz foram sendo gradualmente substituídas por reuniões mais ou menos demoradas no Zoom ou no Microsoft Teams. Dia após dia, uma e outra reunião podem mesmo levar-nos ao exaspero e ao cansaço mental de tantas conversações virtuais.

Parece que um programador antecipou uma necessidade, ao criar agora o Zoom Escaper, uma ferramenta que tem a finalidade de imitar determinados sons, durantes as chamadas no Zoom. "A minha esperança com o Zoom Escaper é que as pessoas o usem para escapar às chamadas Zoom e ter menos trabalho", diz Sam Lavigne, o criador da aplicação, citado pelo diário The Guardian. "Tenho pensado em como esta "sabotagem" pode funcionar num contexto digital, especialmente numa altura em que os meios de produção [laboral] são também dispositivos pessoais que usamos na nossa vida social".

A aplicação fornece uma biblioteca de sons irritantes para usar como escape, justificando que tem de sair da chamada. Por exemplo, pode perfeitamente replicar o ruído de uma má ligação, tornando o seu discurso incompreensível. Também pode escolher sons mais frustrantes, como o som de um eco, tal como se estivesse no fundo de um poço. O programador foi mais longe ao replicar ainda o som de como se estivesse a urinar enquanto está na reunião. O objetivo? Que os restantes participantes lhe peçam gentilmente para sair.

Veja o tutorial. 
PUB