A grande maioria das resoluções de Ano Novo prendem-se com os seguintes temas: saúde, desenvolvimento pessoal e melhoria dos relacionamentos. Segundo o site LiveAbout, cerca de metade das resoluções mais comuns de Ano Novo estão relacionadas com a saúde, mais especificamente em áreas tais como a da alimentação, ou dos hábitos alimentares, o aumento do exercício físico e a diminuição do tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas. Outros objetivos têm de ver com a área do desenvolvimento pessoal: economizar dinheiro, mudar de emprego, ler mais, aprender algo novo e tornar-se mais organizado, são alguns dos alvos apontados quando o tema é "Ano Novo, Vida Nova". Melhorar os relacionamentos entre família, amigos e parceiros românticos também são objetivos comuns. E, embora haja uma grande parcela de pessoas que acredita que vai alcançar os seus objetivos, outras há mais descrentes que pensam não vir a ter o sucesso desejado para as metas por si impostas. O motivo mais apontado para tal crença é a falta de força de vontade. Num artigo publicado no site Psychology Today, Michele Kerulis, formada em psicologia do desporto, dá algumas recomendações de como aumentar a confiança nas suas capacidades e assim conseguir alcançar o sucesso a longo prazo de cada vez que estabelece novas metas. Aquela psicóloga começa por relembrar que "desenvolver as resoluções de ano novo é uma maratona, e não um sprint. Leve o seu tempo, controle o seu ritmo e procure apoio de outras pessoas ao longo do caminho". Siga as indicações daquela psicóloga e cumpra as suas metas.
Plano de preparação
Assim que decidir que vai criar uma lista de resoluções de Ano Novo, tire algum tempo para perceber como é que outras pessoas foram bem sucedidas a alcançar objetivos semelhantes aos seus. O facto de planear o seu caminho irá fazer com que esteja preparado para os possíveis obstáculos que possam surgir. Por exemplo, se a sua meta é aumentar o exercício físico com o propósito de viver uma vida mais longa e saudável, escreva num cronograma específico quando e onde se vai exercitar. Tal pode incluir um número específico de dias por semana para ir ao ginásio ou praticar exercícios ao ar livre. Tenha um plano alternativo pronto para o caso de se atrasar para um treino ou se o tempo estiver mau, por exemplo. Equipamentos de fitness doméstico oferecem a possibilidade de fazer exercício a qualquer hora. O plano de preparação também inclui ter as suas roupas de treino prontas e ideias de refeições pré e pós-treino.
Reestruturação Cognitiva
A motivação pode variar dependendo de muitas coisas, como o estado do seu humor ou de situações que estão fora do seu controlo. Quando começar a pensar nessas imposições, em vez de no treino planeado, o mais natural é que se convença a parar de se exercitar. Frases como "Estou muito cansado", "Não estou com vontade" ou "É muito difícil" não precisam de limitar a sua capacidade de levar a sua mente de volta para um espaço positivo. Na terapia cognitivo-comportamental, recorre-se a uma intervenção apelidada de reestruturação cognitiva, que ajuda as pessoas a substituir os seus pensamentos negativos por afirmações positivas. Por exemplo, as frases citadas acima podem ser alteradas para:
Estou muito cansado - tenho menos energia hoje efarei o meu melhordurante o meu treino.
Não estou com vontade - terei umasensação de realizaçãoquando terminar o meu treino.
É muito difícil - Isto será umdesafio, e tereiorgulho em mim mesmode cada vez que fizer uma tentativa para alcançar esta meta.
É preciso esforço para reconhecer-se e reestruturar pensamentos negativos e, uma vez que se comprometa afocar-se nos aspectos positivos das suas resoluçõesdeAno Novo, irá começar a aprender como inclinar-se para mudar os seus pensamentos de auto-ajuda.
Planeie com terceiros
Compartilhar as suas resoluções com outras pessoas não só lhedará responsabilidadeperante estas, mas é tambémuma maneira de criar umsistema de apoio. Informe os seus amigos e familiares acerca das suas resoluções e converse com eles sobre formas específicas através das quais estes possam apoiá-lo perante os seus objetivos. Eles poderão fazer exercícios consigo, ligar para saber qual é ostatusdas suas conquistassemanais ou compartilhar receitas saudáveis. Saber que outras pessoas estão lá para lhe dar apoio positivo e levantá-lo quando se sentir menosconfiantepode ajudar a aumentar a sua motivação.Também pode ser um líder para os outrosenquanto eles trabalham para alcançar as suas resoluções.
Por fim, entenda: os bloqueios e entraves fazem parte da vida e o GPS emocional pode ajudar a recalibrar e a redirecionar.Comemore os seus sucessos(por mais pequenos que sejam) enquanto trabalha no sentido de cumprir com as suas resoluções de Ano Novo.Seja gentil consigo mesmoe, ainda que tenha um desvio, pare,descanse e recomecea caminhada em direção aos seus objetivos. Parar para descansar não émorrer.