Qual o futuro da restauração em Portugal?
The Power Of Food é uma discussão sobre o poder da comida e o impacto da pandemia da covid-19, que reunirá nomes como o chef José Avillez e empresário como Rui Sanches.

Como resposta ao atual contexto do sector da restauração, a iniciativa "The Power of food", uma edição especial do Symposium Sangue na Guelra, acontece esta segunda e terça, 4 e 5 de abril, em live streaming, das 11h às 19h. O objetivo será debater problemas e soluções com alguns dos nomes chave desta área.
Como irá o sector recuperar de um abalo desta dimensão? Como sobreviverá a restauração independente? Como lidar com a reavaliação que os consumidores e clientes farão das suas prioridades e hábitos de consumo? Que estratégia podemos implementar para dinamizar os restaurantes, os negócios, os produtores, os consumidores? Qual o futuro do fine dining, mais dependente do turismo? A que restaurantes quereremos ir no futuro?" Estas serão algumas das questões em debate.
Por causa do novo coronavírus, diversos setores foram obrigados a fechar portas, e a indústria da restauração não foi exceção. De acordo com os dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), cerca de 75% dos hotéis e restaurantes em Portugal estão fechados e mais de metade não têm previsão de reabertura.
A iniciativa vai contar com vários nomes nacionais e internacionais da gastronomia, como Rui Sanches, José Avillez, Mauro Colagreco, Alexandra Prado Coelho, Miguel Poiares Maduro e muitos outros. Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, irá abrir a sessão esta segunda, 4 de maio.
Ao longo dos dois dias, o público poderá assistir às conversas em direto, nas plataformas YouTube e Facebook Live, ou através deste link numa iniciativa inédita com o selo Sangue na Guelra.


Para mais informações sobre o evento consulte aqui: https://www.facebook.com/events/261990674971861/?active_tab=discussion
A melhor cozinha mediterrânica em casa
O restaurante Mercantina Bistro 17, na Av. da República, em Lisboa, está fechado, mas criou um menu especial para este período de quarentena.
10 restaurantes em sítios inesperados
A companhia, o ambiente, a localização e a vista podem tornar os momentos passados à mesa únicos. Reunimos 10 restaurantes que partilham a arte de cozinhar em localizações inesperadas.
O verão neste cantinho cool e descomplicado já é sinónimo de Summer Break, um favorito do público com figos, queijo de cabra, mel e bacon guanciale. Para comer com as mãos e ficar tarde fora.
Com sabores intensos e uma atmosfera que convida à descontração, o restaurante em Cascais transforma uma simples refeição num verdadeiro ritual sensorial. Cada prato revela um cuidado meticuloso nos detalhes, transportando o paladar para diferentes recantos da Ásia.
A primeira vindima do Aeternus foi em 2017, ano da morte de Américo Amorim – e desde então apenas foram lançadas as colheitas de 2019 e, já este ano, de 2022. É um vinho raro, o mais especial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, e promete continuar a dar prazer por muitos e muitos anos.
Depois do Alentejo, Priorat e Mosel, chegou a vez da Toscânia se juntar à constelação vínica criada por Cláudio Martins. O novo vinho chama-se Neptune Code 0.6 e nasceu nas vinhas muito velhas do carismático produtor Bibi Graetz, colheita de 2015. Custa 1.100 euros e 25% da produção já estava alocada antes da apresentação.