Sabores / Lugares / Drive / Artes / Prazeres

Uma "réstia de sol” ou um brinde a quem ainda acredita no tempo

O percurso do produtor da Casa da Réssa (uma palavra antiga do Douro e Minho que significa réstia de sol), Alexandre Dias, fez-se ligado ao mundo empresarial e à gestão, mas deixou-se transformar pelo território. Um cruzamento entre disciplina empresarial e paixão pela terra que o levou a apaixonar-se por uma parcela antiga.

Casa da Ressa Foto: DR
02 de abril de 2026 | Augusto Freitas de Sousa
PUB

É assim que surge o Grande Reserva 2021 que a casa refere “não procurar ser consensual, mas antes verdadeiro”. Os responsáveis pela viticultura e enologia garantem que o tinto “não foi concebido para responder a modas passageiras, nem excesso de extração, nem madeira ostensiva, nem perfil internacionalizado”. A ideia foi “o foco no território, na fruta e na identidade da parcela”.

Alexandre Dias - Casa da Réssa Foto: DR

A quinta justifica o preço acima da média com a tradição em que o melhor vinho do agricultor “não era o mais barato, era o que ficava reservado, o que se guardava para ocasiões especiais ou para vender em pipa a quem o sabia valorizar”. Os responsáveis acrescentam que “durante décadas, muitos desses vinhos nunca foram engarrafados nem reconhecidos como mereciam”, pelo que, o que fizeram, “foi finalmente dar valor a esse vinho original de agricultor, ao seu carácter, à sua identidade, à sua verdade”. 

Quanto à forma como foi feito, a vinícola esclarece que nas vinhas velhas selecionadas a vindima foi manual e a fermentação com intervenção mínima. O estágio em madeira foi pensado “para integrar e estruturar, nunca para mascarar”. Já quanto à harmonização, apontam para um arroz de cogumelos silvestres como “uma combinação particularmente feliz”, ou maranhos da beira baixa, “onde a estrutura e a frescura do vinho equilibram a textura e a untuosidade do prato”. Os responsáveis da casa brindam “a quem ainda acredita no tempo, no tempo da terra, no tempo da conversa, no tempo da construção paciente”.

CASA DA RÉSSA GRANDE RESERVA Foto: DR
CASA DA RÉSSA GRANDE RESERVA - Ficha Foto: DR
PUB