Prazeres / Sabores

Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?

A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).

Foto: Pexels
31 de janeiro de 2023 | Rita Silva Avelar
PUB

Após seis anos de preferência de João Rodrigues e do seu Feitoria (o chef saiu, entretanto, do restaurante), Vasco Coelho Santos é o novo vencedor do primeiro lugar na categoria "Chefs". Esta foi uma das maiores novidades do Prémio Mesa Marcada, que aconteceu ontem, 30 de janeiro. O restaurante Ocean, no Vila Vita Parc, ganhou o primeiro lugar na categoria "Restaurantes".

É a primeira vez na história do evento que os dois principais prémios vão para restaurantes ou chefs fora de Lisboa - Ó Balcão de Rodrigo Castelo, em Santarém, em 7º e The Yeatman de Ricardo Costa em 6º -, e que uma mulher figura na lista dos 10 chefs preferidos: Marlene Vieira.

Os resultados dos "10 Preferidos do Mesa Marcada" (cuja lista completa inclui 380 restaurantes e 268 chefes) foram apurados a partir da votação de um júri constituído por jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões ligadas ao meio gastronómico e da restauração. 

Mais distinções:

PUB
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano: Seiva, de David F. Jesus valeu ao Seiva, em Leça da Palmeira

Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano: André Cruz (Feitoria).

Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do AnoMarlene, de Marlene Vieira

Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2022 (melhor restaurante com preço moderado): O Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha

PUB
Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano: Comida Independente (Lisboa)

Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano: festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel Branco. 

PUB