Depois de um dia (mal) passado à secretária, quem é que tem vontade de se ir enfiar num café sombrio? Ninguém, certo? Tudo o que apetece é encontrar um lugar confortável paraaproveitar o sol do fim de tarde e ver a vida passar, de preferência com uma bebida fresca numa mão e um acepipe delicioso na outra. Se isto lhe parece o programa perfeito, saiba que tudo o que tem de fazer é incluir oPica-Pau, no Príncipe Real,no seu roteiro pós-laboral. É que, aqui, paraalém de refeições normais à mesa e refeições rápidas ao balcão, agora servem-se petiscos à janela.
Esta iniciativa tem o objetivo de celebrar o verão, como é óbvio, mas também os dois anos do Pica-Pau, com a suacozinha tradicional portuguesaliderada pelo chef Luís Gaspar. E que petiscos é que a gastronomia portuguesa não dispensa? Opastel de bacalhau,claro, mas também orissol de leitão,cada um a três euros, sem esquecer oqueijo de Nisa,a cinco euros, ou opresunto de porco preto alentejano,por oito euros. Ou então, o delicioso combinado de flute de espumante e rissol de leitão por cinco euros. Esta seleção é servida à janela, entre as 16h e as 19h.
Se é grande fã de petiscos, considere começar na janela e depois passar para o balcão. Aqui, na zona petisqueira, para além dos salgados fritos na hora, do queijo de Nisa e do presunto, poderá experimentar ocamarão da Costa, outros queijos e enchidos, ou saladinhas frescas, como a de tomate com requeijão de Nisa; a de polvo, pimentos assados e coentros; ou a de orelha de porco. As opções estão todas muito arrumadinhas, numa vitrine montada no balcão, facilitando o processo de escolha.
Onde?Rua da Escola Politécnica, 27Horário?Pica-Pau à Janela: todos os dias das 16h às 19h | Restaurante e Balcão Petisqueiro: segunda a quinta das 12h às 16h e das 19h às 0h; sextas, sábados e vésperas de feriado das 12h à 1h; domingos e feriados das 12h às 0hContacto? picapau@restaurantepicapau.pt