Prazeres / Lugares

Vindimas no Douro? Este é o programa em Ventozelo

A Quinta de Ventozelo propõe vindimas mas não só: piqueniques, passeios de barco e repastos no restaurante Armazém 1840.

Foto: DR
26 de agosto de 2022 | Rita Silva Avelar
Estamos oficialmente em plena época de vindimas, e no Douro há quintas que já pensaram em programas especiais para quem quer ajudar. A Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro, organiza um programa exclusivo no dia 24 de setembro, dedicado à arte da produção do vinho.
Vindima na Quinta de Ventozelo
Vindima na Quinta de Ventozelo


Desde percorrer as vinhas desta quinta secular para fazer a vindima a embarcar num passeio de barco no rio Douro ou degustar um almoço com sabores regionais no restaurante Armazém 1840, as tradições durienses celebram-se com todo o rigor.

O menu inclui sardinha de São João em escabeche, salada de tomate coração de boi do Douro, rancho, queijo e rabanadas de vinho do Porto, além de azeite de Ventozelo, pão, e azeitonas. Para acompanhar, os vinhos da quinta, claro está, neste caso o Azul de Ventozelo Branco 2020 e Quinta de Ventozelo Malvasia 2020, Ventozelo Reserva Tinto 2019 e Quinta de Ventozelo Sousão 2021. 
Vindima na Quinta de Ventozelo
Vindima na Quinta de Ventozelo


A meio do programa há tempo para um "Mata-bicho" nas vinhas (com degustação de bola de bacalhau, caldo de cebola, e copo de vinho) e ainda um passeio de barco no rio. 

As inscrições são limitadas a 40 participantes, estando abertas tantos aos hóspedes do Ventozelo Hotel & Quinta como também ao público em geral. Este programa de um dia tem o valor de €90 por pessoa (€40 crianças) e está
sujeito a marcação prévia através do email: actividades@quintadeventozelo.pt.
Saiba mais Vindimas, Douro, Quinta de Ventozelo, VInhas, Uva
Relacionadas

48 horas no Douro, entre paisagens de cortar a respiração

Em linhas paralelas e outras em diferentes posições, as vinhas moldaram o cenário idílico do Douro, que se tornou um destino muito apetecível para os turistas. Conheça algumas das paragens obrigatórias para um fim de semana a norte do país.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.