Prazeres / Lugares

Dubai inaugura centro cultural que antecipa o futuro dos próximos 50 anos

O novo Museu do Futuro propõe desafiar os destinos da Humanidade e remeter visitantes ao ano de 2071.

Foto: Getty Images
25 de março de 2022 | Andriana Barbos

O edifício de 30 mil metros quadrados nos Emirados Árabes Unidos , abriu portas ao público no último dia 22 de fevereiro. Construído em torno da sustentabilidade, com base na tecnologia robótica, conta com 77 metros de altura e uma estrutura em forma de anel alongado.

O projeto é da autoria da empresa de aquitetura Killa Designs, liderado por Shaun Killa, e já foi descrito como "o mais bonito edifício do mundo". Toda a sua estrutura tem um simbolismo, "a forma oval única e sólida representa a humanidade e o que sabemos do futuro, ao mesmo tempo que o vazio central representa o desconhecido", afirmou o arquiteto Killa a Al Arabiya News

"Museu do Futuro" Dubai Foto: Getty Images

As janelas foram feitas na forma de calígrafia árabe do artista Mattar bin Lahej, envolvendo totalmente o edifício circular como uma verdadeira obra de arte. 

Emiratis no Museu do Futuro, a 23 de fevereiro de 2022, no Dubai.
Emiratis no Museu do Futuro, a 23 de fevereiro de 2022, no Dubai. Foto: Getty Images

O museu utiliza as mais recentes tecnologias no que toca à realidade virtual e à inteligência artificial e conta com sete andares e diversas salas que prometem antecipar o futuro da humanidade. Acolhe laboratórios de inovação dedicados a vários setores, incluindo saúde e bem-estar, educação, alterações climáticas, cidades inteligentes, energia e transportes, espiritualidade, bem como testes a novas invenções, como a exploração espacial com base num simulador.  

'Museu do Futuro' a 23 de fevereiro de 2022, um dia após sua abertura no Dubai.
'Museu do Futuro' a 23 de fevereiro de 2022, um dia após sua abertura no Dubai. Foto: Getty Images

Criado para responder a uma série de questões relacionadas com os destinos do planeta, o Museu do Futuro também tem uma secção interativa, onde os visitantes podem entrar numa espécie de portal do tempo, uma janela para os próximos anos e potenciais desafios que aí vêm. Pretende-se ainda que esta seja uma plataforma para promover um futuro mais sustentável e inspirar positivamente a população a moldar a progressão da humanidade.

Os bilhetes custam 35 euros por pessoa, e já se encontram disponíveis no site oficial do museu.

'Museu do Futuro'  a 23 de fevereiro de 2022, Dubai.
'Museu do Futuro' a 23 de fevereiro de 2022, Dubai. Foto: Getty Images
Saiba mais Mundo, Lugares, Museu, Dubai, Futuro
Relacionadas

Suítes de 1000 m2, mordomos e jardins suspensos. Por dentro do novo Bulgari Hotel

Paris está cheia de hotéis de luxo, mas nem todos têm uma suíte de 1000 m2, com direito a jardins suspensos e vista simultânea para a Torre Eiffel, o Sacre Coeur e o Grand Palais. Aqui La dolce vita italiana une-se a um certo je ne sais quoi parisiense, uma vida de glamour ao seu alcance por “apenas” 35 mil euros por noite...

Resort no Dubai recria o luxo da Europa em seis ilhas

Idealizado para que os hóspedes possam desfrutar de um clima menos árido que o do Dubai, conhecido pelo seu calor sufocante, o resort The Heart of Europe inspira-se no ambiente dos destinos europeus mais luxuosos.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.