Prazeres / Lugares

Centenário de Saramago celebrado com jantar em formato blind experience

A comemoração arranca com a leitura de algumas das passagens mais marcantes do escritor, lidas pela sua neta Ana Saramago Matos, e termina com uma blind experience, uma viagem gastronómica com destino aos sentidos, no restaurante do Torel Palace, do Porto.

Restaurante BLIND.
Restaurante BLIND. Foto: Luís Ferraz
16 de dezembro de 2022 | Ana Filipa Damião
A fim de comemorar o centésimo aniversário de José Saramago, aclamado escritor português que nos deixou em 2010, o Torel Palace Porto e o restaurante BLIND criaram uma experiência única e exclusiva dedicada ao Nobel da Literatura, galardoado em 1998. E não poderia ser de outra forma, uma vez que o próprio restaurante, idealizado pelo chef Vitor Matos, se trata de um tributo a uma das obras mais conhecidas do escritor - Ensaio Sobre a Cegueira.

Restaurante BLIND.
Restaurante BLIND. Foto: Luis Ferraz
"Só num mundo de cegos as coisas serão o que verdadeiramente são", José Saramago

O evento, a 22 de dezembro, terá início com uma tertúlia às 19h, na qual Ana Saramago Matos, neta do escritor e curadora da Fundação José Saramago, irá evocar a obra e a vida do autor de mais 40 títulos, percorrendo algumas das passagens mais marcantes das suas obras. Segue-se a blind experience, conceito do premiado chef Vitor Matos, um jantar que irá desafiar todos os sentidos, um momento de entrega aos sabores e à experimentação, ao desconhecido. 


Restaurante BLIND.
Restaurante BLIND. Foto: Luis Ferraz
A comemoração do centenário terá apenas 18 lugares disponíveis e inclui harmonização vínica. De ressalvar, ainda, que não será vegetariana e que não é possível ser adaptada. 

Onde? Na biblioteca do Torel Palace Porto e no restaurante BLIND, Porto. Quando? 22 de dezembro. A tertúlia tem início às 19h e o jantar às 20h. Preço: A tertúlia tem entrada livre e está limitada a 20 lugares. O jantar tem o custo de €155 por pessoa. 

O pagamento deverá ser realizado com a reserva, que podem ser feitas através do 226 090 559 ou info@torelpalaceporto.com (tertúlia) e do 226 001 580 ou info@blind.pt (jantar). 
Saiba mais Restaurante Blind, Torel Palace Porto, José Saramago, Gastronomia, Literatura, Ensaio Sobre a Cegueira
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.