ATÓLL: o novo espaço residencial que vai substituir o CascaisVilla
Com assinatura do atelier Foster + Partners e promovido pela PRIME, o ATÓLL propõe uma nova forma de habitar e circular no centro histórico, com foco na sustentabilidade e no contacto com a natureza. Os trabalhos de demolição do CascaisVilla já se inciaram.

Há muito que se fala da requalificação do centro comercial CascaisVilla — e parece que chegou finalmente o momento da mudança. O edíficio, conhecido pelos locais como Titanic devido ao formato evocativa de um navio, já está a ser demolido. Inaugurado em 2001 e situado à entrada da vila, de quem vem pela Marginal, foi alvo de críticas desde a sua construção, tanto pelo impacto visual que teve naquela paisagem tão pitoresca, como pela localização em zona de leito de cheia da Ribeira das Vinhas.
O novo projeto residencial chama-se ATÒLL e pretende transformar a zona costeira da cidade. Resulta de uma colaboração entre a promotora PRIME, a Câmara Municipal de Cascais e o atelier de arquitetura Foster + Partners, do célebre arquiteto britânico Lord Norman Foster, contando com o apoio do estúdio português Fragmentos.
A localização apresenta várias vantagens: o edíficio ocupa uma área estratégica junto à Avenida Marginal, num ponto onde a requalificação do espaço público tem sido uma prioridade. O projeto combina elementos naturais, como jardins botânicos e terraços expostos à luz solar, com uma arquitetura marcada por formas orgânicas e o uso de materiais de cores quentes. A intenção é clara: reduzir o impacto ambiental e incentivar uma relação mais direta com o espaço envolvente. O plano inclui a plantação de árvores, a reorganização da circulação automóvel e a valorização da tradicional calçada portuguesa.

O desenvolvimento do projeto foi pensado com foco na durabilidade e na ligação com o lugar. "Este é um momento especial para nós e para os nossos parceiros, ao contribuirmos para o legado significativo de Cascais com um projeto pensado para resistir ao tempo", afirmaram em comunicado Filippo Buffa e Federico Rosales, diretores e cofundadores da PRIME. O bem-estar, quer físico, quer ambiental, dizem, surge como linha orientadora, integrado desde o desenho inicial da arquitetura. Neste sentido, a parceria com a consultora internacional LAMARCA WELL procura assegurar práticas alinhadas com os princípios do design consciente e da sustentabilidade.
A Câmara Municipal de Cascais considera o projeto um reflexo do caminho que a cidade quer seguir, promovendo intervenções que valorizem o território sem negligenciar as questões ambientais e patrimoniais. "A visão arquitetónica de Lord Norman Foster e a dedicação de toda a equipa vão transformar a nossa região num destino verdadeiramente único. Situado no centro histórico de Cascais, este projeto irá enaltecer a beleza e o prestígio da cidade, reforçando também o nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade ambiental", referiu em comunicado o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
QuartoSala requalifica apartamento, no edifício BOW
O estúdio de arquitetura e design de interiores juntou-se à Príme Portugal para mais uma colaboração. O objetivo? Mobilar um apartamento num prédio de luxo, no coração da capital.
Villa Mabrouka: de refúgio de Yves Saint Laurent a hotel boutique em Tânger
Esta propriedade, situada no topo de uma falésia na costa norte de Marrocos, foi o retiro do icónico estilista francês e do seu parceiro, Pierre Bergé. Agora, é possível passar lá a noite, já que o designer britânico Jasper Conran, novo proprietário, a transformou num hotel boutique com 12 quartos.
Ajitama apresenta nova carta e desafia convenções com inovação à mesa
A cozinha japonesa é feita de rigor, memória e detalhe, mas também de reinvenção. No Ajitama, tradição e inovação encontram-se numa nova carta que desafia a forma como se prova ramen.
NAMA House Carcavelos. Um novo empreendimento de luxo em formato apart-hotel
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.
Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.
Ao contrário do que se possa pensar, o futuro não está nos criadores de conteúdo, cirurgiões ou advogados. Muito pelo contrário.
Com um nível de vida tão acessível, é impossível resistir a estes paraísos.
Fica numa das zonas mais prestigiadas de Los Angeles, no bairro de Bel Air, e estará em leilão entre 28 de fevereiro e 2 de março.