Prazeres / Lugares

Viver a beleza das vindimas em Ventozelo

O hotel e quinta no Douro preparou um programa que celebra o vinho e a arte de o (saber) fazer.

08 de setembro de 2023 | Rosário Mello e Castro
PUB

Numa altura em que o Douro e o vinho português se viram para o mundo, descobri-los na sua essência e simplicidade é um privilégio ainda mais especial. Na Quinta de Ventozelo, a produção de vinho é encarada como uma forma de arte, um processo único que vale a pena acompanhar e viver de perto. E é por isso que o hotel de Ervedosa do Douro organiza um programa especial dedicado às vindimas aberto a visitantes de fora e já marcado para dia 18 de setembro.

É que, apesar desta ser apenas a segunda edição da iniciativa existe "sempre uma grande expectativa em torno das vindimas, é um momento em que tentamos promover a experiência real," avança Elsa Couto, diretora de Marketing e Comunicação da Quinta de Ventozelo.

Há por isso muito para ver, fazer e beber, começando logo por subir para uma carrinha Bedford para percorrer as vinhas desta quinta secular e fazer a vindima, com paragem para um "mata-bicho" de sopa de cebola e bola de bacalhau.

PUB

"O momento é vivido com os nossos trabalhadores na vinha," continua Elsa, explicando que estes são períodos de trabalho intenso, mas também de convívio e descoberta.

Foto: DR

Depois, é embarcar num passeio de barco no rio Douro e sentar-se para um almoço tradicional na Cantina de Ventozelo. Aqui, prepare-se para comer clássicos como rancho à moda de Viseu ou queijo e rabanadas de vinho do Porto. Tudo "numa mesa corrida e longa, onde se provam iguarias tradicionais presentes nas refeições de vindima no Douro e se provam os vinhos da Quinta."

PUB

Naturalmente, os mais de 500 anos de história da Quinta de Ventozelo estão sempre muito presentes. Desde o acolhimento dos visitantes à visita ao Armazém 1840 (construído exatamente nesta data e onde estão os antigos lagares de granito e os tonéis de vinho), até às explicações na vinha durante o percurso delineado," explica ainda a diretora de marketing.

Assim se descobre por exemplo a Vinha do Jardim, a mais antiga da Quinta, representada pelos seus muros e patamares pré e pós filoxéricos ou se fica a conhecer o modo de plantação tradicional em field blend na Vinha do Chorão.

PUB

As inscrições são limitadas, estando abertas tantos aos hóspedes do Ventozelo Hotel & Quinta, como ao público em geral (€130/adultos; €65/crianças dos 12 aos 17 anos).

 

PUB