VW Golf – não há amor como o primeiro
Há cinco décadas que faz parte da paisagem automóvel. E embora já vá na oitava geração, a primeira continuará sempre na nossa memória. Em maio de 1974, nascia o Volkswagen Golf.

As revoluções não se fazem apenas com armas – mesmo que algumas destas até tenham flores a sair do cano. Em 1974, a indústria automóvel assistia a uma verdadeira revolução: a Volkswagen lançava o substituto do Carocha... coisa pouca.
A comparação com "o" Volkswagen era simples e ficava-se por aí: tinha um motor, quatro rodas e um volante. Tudo o resto era diferente: carroçaria autoportante em vez de châssis-plataforma; motor (e tração) à frente, em vez de tudo atrás; blocos de quatro cilindros em linha, em vez da arquitetura de cilindros opostos, o famoso ‘boxer’; tudo isto era lógico num automóvel projetado nos anos 70, em vez de um modelo nascido no pré-II Guerra Mundial e produido em série no imediato pós-guerra.

Em termos de carroçarias, enquanto o Carocha teve como "filhos" o Type 2 (a famosa e saudosa Kombi, ou "pão de forma", como ficou conhecida cá no burgo) e o Type 3 (já aqui retratado), o Volkswagen Golf, lançado primeiramente como um ‘hatchback’ de três portas, e posteriormente dotado de cinco, viria a declinar-se em descapotável (Cabrio), carrinha (Variant), e até um ‘sedan’ de quatro portas (Jetta). De caminho, ainda serviu de base para o New Beetle, veja-se bem, o "renascimento" do modelo que veio substituir. Ainda como diferenciação em relação ao Carocha – um modelo popular, que ficou imortalizado no nome da própria marca – o Golf estendeu o seu alcance desde os modelos utilitários e económicos até às versões desportivas e de alto rendimento, cobrindo toda uma faixa alargada de potenciais clientes. A este propósito, o Golf GTI escreveu ele próprio um capítulo da história do Automóvel e será objeto de um artigo só para si, mais lá para a frente.

Ao longo de 50 anos e oito gerações, o VW Golf viria a ser premiado como Carro do Ano por duas vezes: em 2009 (sexta geração) e em 2013 (sétima). Apenas o Renault Clio e o Opel Astra conseguiram o mesmo feito, Até 2019, data em que a sétima geração abria caminho para a oitava, mais de 35 milhões de unidades foram produzidas, o que faz dele o recordista da história da marca de Wolfsburg.

Gerações do VW Golf
Primeira geração, lançada em1974; segunda, 1983; terceira, 1991; quarta, 1997; quinta, 2003; sexta, 2008; sétima, 2012; e oitava, 2020. Mas se passar por nós uma unidade de qualquer uma destas gerações, a nossa reação será sempre e imediata: "É um Golf".
Abarth 500e: alguém viu passar uma bolinha amarela?
Se calhar, não. É pequenino, muito rápido, silencioso (já lá iremos) e 100% elétrico. Só uma coisa o trai: a pintura. Distingue-se ao longe. É o Abarth 500e.
Mazda Colour Event. A cor segundo a Mazda
Um evento organizado por um fabricante automóvel, mas cujo ponto fulcral não foi necessariamente o automóvel: o Mazda Colour Event, que teve lugar na Provença, celebrou o primado da cor e a sua importância no processo de fabrico – do dito automóvel, lá está.
Citroën Traction Avant, tudo à frente
Há 90 anos, a Citroën revolucionava a indústria. Já o tinha feito antes e voltaria a fazê-lo depois, é um costume de que a marca não se livra. O modelo 7 CV, de tração dianteira, mudou o Automóvel e transformou-o naquilo que ainda hoje é.
Plug-in, a melhor versão do Toyota C-HR?
A segunda geração do crossover sub-compacto da Toyota ganha uma versão híbrida plug-in. O C-HR está mais adulto, mais moderno, mas será que esta é a motorização que melhor lhe fica?
É difícil ficar indiferente ao rugido de um Ferrari, ao design arrojado de um Lamborghini, ou à elegância intemporal de um Aston Martin. De 25 a 27 de abril, o coração do Douro — entre Vila Real e Lamego — será palco de um dos mais impressionantes encontros automobilísticos de velho Continente: o Gathering Supercars 2025.
Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...
Se existisse para os automóveis um CVC (Coeficiente de Virar Cabeças), o Volkswagen ID. Buzz atingiria os 100%. Ninguém fica indiferente quando passa na rua ou na estrada. É o verdadeiro “pão de forma” versão século XXI.
Foi apresentado em 1948, mas já existia desde 1936. Se não fosse a Segunda Guerra Mundial, o Citroën 2CV estaria a comemorar 87 anos – afinal, são “apenas” 75.