Prazeres / Drive

O carro mais especial da coleção vintage herdada pelo rei Carlos III

O espólio de automóveis pertencente à família real inglesa é surpreendente e não era segredo que é um paixão partilhada entre Isabel II e o filho, Carlos III. Este modelo em particular tem uma história extraordinária.

Foto: Getty Images
04 de outubro de 2022 | Rita Silva Avelar
Durante vários meses será comum continuarmos a ler notícias sobre a rainha Isabel II, falecida a 8 de setembro deste ano. Mas, agora, todas as atenções se viram para Carlos, rei de Inglaterra, e se existia ainda alguma coisa que não soubessemos sobre ele, os jornais e revistas de todo o mundo revelam agora os detalhes mais improváveis sobre aquele que nunca se esperou que se tornasse rei (tal foi a longevidade do reinado da sua mãe).

Entre as paixões que os dois partilhavam, mãe e filho, estavam os carros. Nas últimas semanas, Carlos foi visto a conduzir um famoso Rolls-Royce que foi construído de propósito para a rainha há 72 anos, avança o The Telegraph. O Rolls-Royce Phantom IV, um dos apenas 18 já fabricados, pertencia à rainha desde 1950 e apareceu em várias ocasiões oficiais.
Rei Carlos III a sair do carro.
Rei Carlos III a sair do carro. Foto: Getty Images

Um dos detalhes mais fascinantes deste modelo é que em vez do símbolo Spirit of Ecstasy, a estatueta de prata tradicionalmente usada em veículos Rolls-Royce, está um dos símbolos associados à rainha, uma escultura de prata de São Jorge num cavalo, empoleirado sobre um dragão morto, uma obra de arte feita por Edward Seago, o falecido artista inglês, em 1952, mesmo ano em que a rainha ascendeu ao trono. Uma peça que pode ser transferida de carro para carro.

O interesse pela Rolls-Royce começou em 1949, quando o duque de Edimburgo conduziu um Bentley com um motor Rolls-Royce e ficou impressionado. A partir daí, a procura por um Rolls-Royce para a rainha conduziu a este modelo. Com uma premissa: que fosse o melhor carro do mundo, com todos os luxos a que uma rainha tivesse direito. O primeiro modelo do Phantom IV foi entregue à então princesa em 1950, e aquando da sua coroação tornou-se num dos carros oficiais do Estado. Até essa altura, quase todos os veículos reais eram Daimlers ou Lanchesters. A prova de que já nessa altura a rainha era visionária, uma qualidade que Carlos III homenageia agora, a manter o carro como um dos seus veículos de deslocação. 

Saiba mais Carros, Rolls-Royce, Carlos III
Relacionadas

Renault Mégane E-TECH 100% elétrico, um caso sério

Caso sério pela positiva, note-se: é que não se trata apenas de mais um Renault, nem de mais um EV. O escriba vai tentar explicar, no espaço limitado de um artigo online, o que o levou a escolher aquele título ali em cima. Que os deuses do automóvel lhe dêem engenho e arte.

Gasolina ou gasóleo? Eis a questão

Com os preços dos combustíveis de pernas para o ar – gasóleo mais caro que gasolina – a Mazda respondeu a esta pergunta "shakespeareana". Vejamos o que nos diz o teste a este CX-5 2.0, um gasolina que se comporta (quase) como um diesel.

Fiat 500: ‘la dolce vita’ aos 65 anos

Símbolo de uma Itália que se reerguia dos escombros da guerra, há seis décadas e meia este modelo assinalava também o renascimento do gigante industrial Fabbrica Italiana Automobili di Torino.

Rolls-Royce Phantom: o céu (já não) é o limite

É o navio-almirante da Rolls-Royce e, com 5.76 m de comprimento, o termo não poderia ser mais bem empregue. Terminámos (muito) bem os ‘test-drives’ do ano da graça de 2022 com um agradável passeio pelas estradas de montanha dos Alpes bávaros, ao volante de um Rolls-Royce Phantom – da II série, se faz favor.

O novíssimo elétrico Fiat Topolino, e o pouco que sabemos sobre ele

A Fiat foi ao baú (e se o tem grande e rico) recuperando de lá ao nome Topolino para batizar o novo quadriciclo elétrico, parte da sua estratégia de mobilidade sustentável. Quando, onde, como, quanto? Bem gostaríamos de responder, mas a marca italiana quer que soframos de curiosidade até à última.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive Opel Corsa: a ternura dos 40

Lançado em 1982, o Opel Corsa já se tornou um clássico da história do Automóvel. Quarenta anos e seis gerações depois, continua a povoar as nossas ruas, estradas, auto-estradas, ultrapassando já a fasquia dos 14 milhões de unidades vendidas.