Na época deverão, quem tem carro gosta de duas coisas: primeiro, arranjar lugar paraestacionar, segundo e se possível, à sombra. Acontece que isso nem sempre acontece, e muitas vezes temos mesmo que deixar o carro debaixo de um calor abrasador, durante várias horas. Um volante ao sol, por exemplo, pode atingir rapidamentemais de 50 graus, se as temperaturas exteriores estiverem perto dos 40.
Nestas situações, há que tentarproteger ao máximo o carro, pelo menos no seu interior. A maioria usa oprotetor solar do parabrisas para fazer sombra ao volante e a toda aquela área, mas nem sempre isso é suficiente. À conta disso, entretanto houve um truque que se tornou popular nas redes sociais, para evitar que o volante do carro fique a queimar quando colocamos lá as mãos, mas na verdade este não deve ser usado.
Mas existem outrospontos contrao truque de virar o volante. É que virar dessa forma a direção do carro, enquanto estacionado, pode causar acidentes, pelo facto das rodas não estarem direitas, ou atéavarias mecânicas. Estacionar com a direção virada faz com que, quer o circuito hidráulico, quer o amortecimento fiquem em esforço desnecessário, provocando desgastes. É sempre conveniente estacionar com as quatro rodas completamente direitas.
Amelhor forma de evitar que o volante do carro atinja uma temperatura tão elevadaé cobri-lo com umacapa própria, geralmente feita com o mesmomaterial refletorque é usado para os protetores da zona do parabrisas.