Prazeres / Artes

O caminho para a Walk&Talk — Bienal de Artes de 2025 começa este fim de semana

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Ilha de São Miguel, nos Açores, o evento kick-off promove o diálogo da comunidade e explora a identidade açoriana.

Foto: @Mariana Lopes
15 de novembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rosário Mello e Castro

Desde 2011 que o Walk & Talk, uma associação cultural, promove a criação artística no arquipélago dos Açores, respeitando o seu contexto cultural e geográfico. Desde a sua criação já moveram centenas de artistas para a conceção de projetos sustentáveis e fundamentados pela inteligência coletiva da comunidade regional, resultando num circuito de arte pública em constante crescimento, Nos 3 dias deste evento kick-off, entre conversas e palestras, contextualiza- se os assuntos que irão ser tratados na Bienal de Artes do próximo ano com as comunidades locais.

Sexta-feira, dia 15 de novembro, inaugura-se o fim de semana recheado de planos na Aula Magna da Universidade dos Açores, com a Apresentação da Bienal Walk & Talk 2025, pelas 19 horas. A apresentação será liderada pelas curadoras convidadas: Claire Shea vem diretamente de Toronto, no Canadá, Fatima Bintou Rassoul Sy, vem de Dakar, no Senegal e Liliana Coutinho vem do continente, de Lisboa. Serão acompanhadas pelo diretor artístico da Anda&Fala Jesse James, dos Açores. Depois da apresentação, um jantar em partilha com a comunidade e festa aberta a quem aparecer com as sonoridades africanas do DJ set de Jokko Collective dura até à meia noite.

Mas é no sábado que realmente se vai falar e andar. Dia 16, entre as 10h e as 17h, surge a oportunidade de explorar a ilha de um ponto de vista artístico, parando em pontos de onde partiram projetos artísticos da região. A "Excursão aos vários lados da questão" abre o diálogo a todos os que se quiserem juntar com as perguntas "Que identidade é essa que se diz dos Açores?", "Isto é propriedade de quem?" e "Quem é que cuida? Quem é que destrói? Quem é que decide?". A comunidade deve estar incluída no diálogo artístico acerca da arte pública, abrindo horizontes e ouvindo as suas vozes locais – é isso que estas conversas em movimento pretendem promover.

Para fechar o fim de semana, dia 17 de novembro de manhã, entre as 10h e as 13h, a associação instala-se no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel para uma assembleia. Na "Assembleia da Abundância #2", o consultor Virgílio Varela modera o sonho conjunto do que fazer com o território de São Miguel no âmbito da Bienal Wak & Talk e mais além.

A assembleia e a excursão exigem incrição prévia, enviando um e-mail para info@walktalkazores.org. A Anda&Fala é financiada pelo Governo dos Açores, pela Direção Geral de Artes da República Portuguesa e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. 

Saiba mais Prazeres, Artes, Lugares, São Miguel, Açores, Walk&Talk, Walk&Talk- Bienal de Artes de 2025, Anda&Fala, Associação Cultural
Relacionadas

"Blinds": A primeira escultura ao ar livre de Martin Margiela

Conhecido por redefinir o conceito de moda, o designer surpreende com a sua primeira escultura ao ar livre. A peça monumental ocupa um lugar de destaque na renovada Schuttershofstraat, em Antuérpia, e desperta a curiosidade de quem por lá passa.

Roteiro. Que mistérios esconde o Faial?

Percorremos, em ritmo de corrida, os mais bonitos trilhos das chamadas ilhas do Triângulo, bastantes próximas umas das outras, mas todas com encantos diferentes. Com tempo e vontade para percorrer longas distâncias, subimos e descemos por onde nenhum carro passa, apenas pelo prazer de lá chegar. Na segunda leva, vamos até ao Faial.

São Jorge. As maravilhas de uma ilha ainda por descobrir

Percorremos, em ritmo de corrida, os mais bonitos trilhos das chamadas ilhas do Triângulo, bastantes próximas umas das outras, mas todas com encantos diferentes. Com tempo e vontade para percorrer longas distâncias, subimos e descemos por onde nenhum carro passa, apenas pelo prazer de lá chegar. Na primeira leva, vamos até São Jorge.

Roteiro. Da comida às atrações, o que fazer no Pico?

Percorremos, em ritmo de corrida, os mais bonitos trilhos das chamadas ilhas do Triângulo, bastantes próximas umas das outras, mas todas com encantos diferentes. Com tempo e vontade para percorrer longas distâncias, subimos e descemos por onde nenhum carro passa, apenas pelo prazer de lá chegar. Na terceira leva, vamos até ao Pico.

Mais Lidas
Artes Novo mural de Banksy em Marselha

A obra recentemente descoberta é a primeira depois de um interregno de mais de cinco meses. Num artigo para a BBC, Kelly Grovier, especialista no trabalho do famoso grafitter, tenta explicar o significado deste farol.

Artes Bansky volta a "atacar" as ruas de Londres

Quando os protestos da extrema-direita se alastraram por todo o Reino Unido, o mais famoso graffiter do mundo decidiu também reaparecer e espalhar animais pelas paredes da capital. E os britânicos ficaram a coçar a cabeça, tentando perceber o significado da mensagem.

Artes Será que o verdadeiro nome de Banksy foi descoberto?

Talvez. Certo é que numa entrevista com 20 anos, cuja gravação foi reencontrada agora, Banksy confirma que o seu nome é Robert Banks, corrigindo, aliás, para o diminutivo Robbie. Mas são tantas as cortinas de fumo em torno deste famoso graffiter que é difícil dizer se será mesmo verdade.