Prazeres / Artes

Jaime Monge, o arquiteto que virou artista, em exposição

No Dia Mundial da Arte, a marca espanhola de sapatilhas Hoff une forças com o artista para uma celebração especial. Reconhecido pelas suas obras que combinam figuras humanas em 3D com um estudo meticuloso da arquitetura do espaço, Monge traz uma perspectiva que lhe é pessoal para a arte contemporânea.

Foto: DR
11 de abril de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
A parceria entre a marca espanhola de calçado, vestuário e acessórios, e Jaime Monge, artista contemporâneo, traz o melhor dos dois mundos a várias cidades da Península Ibérica onde a Hoff tem presença. As lojas da marca em Madrid, Barcelona, Valência, e também Lisboa e Porto, receberão uma exposição das obras de Monge, permitindo que os visitantes descubram o mundo criativo do artista, cujo trabalho este mostra com frequência na sua conta de Instagram.

Arquiteto de formação - denuncia-o a precisão como trata as suas obras, recorrendo a utensílios como esquadros ou compassos -, Monge encontrou na pintura uma forma de expressar as suas ideias mais criativas. As suas obras combinam, assim, elementos do design arquitetónico - como proporção e estabilidade - com uma criatividade subjetiva que permite expressar emoções, memórias e experiências pessoais. As silhuetas que desenha são mais do que meras representações visuais; são reflexos de experiências humanas profundas, transmitidas através de uma linguagem visual muito particular, de cores mais garridas a outras mais subtis. A visão 3D das suas pinturas, inspirada na arquitetura, convida o espectador a explorar e a interpretar as paisagens criadas por si.

As suas obras combinam elementos do design arquitetónico com uma criatividade subjectiva que permite expressar emoções, memórias e experiências pessoais.
As suas obras combinam elementos do design arquitetónico com uma criatividade subjectiva que permite expressar emoções, memórias e experiências pessoais. Foto: DR
Ao trazer as obras de Monge para as suas lojas, a Hoff procura destacar não só o seu trabalho, como também oferece aos seus clientes uma experiência de imersão na arte contemporânea, em loja. Esta colaboração reforça o compromisso da HOFF em apoiar e promover jovens talentos artísticos, enquanto continua a expandir a sua presença internacional no mundo da moda e da cultura.

Durante dez dias, de 12 a 20 de abril, os clientes terão a oportunidade de participar num sorteio exclusivo, onde poderão ganhar uma das obras de Jaime Monge. Basta realizar uma compra em qualquer uma das lojas físicas da HOFF em Espanha e Portugal para se habilitarem a ganhar uma das 16 obras do artista.

A visão 3D das suas pinturas, inspirada na arquitetura, convida o espectador a explorar e a interpretar as paisagens criadas pelo artista.
A visão 3D das suas pinturas, inspirada na arquitetura, convida o espectador a explorar e a interpretar as paisagens criadas pelo artista. Foto: DR
Em Portugal, existem pontos de venda na loja da Hoff em Lisboa, no Centro Comercial Amoreiras, e no Porto, no NorteShopping.
Saiba mais Prazeres, Artes, Jaime Mong, Hoff, Colaboração, Artista
Relacionadas

Memórias de Manuel Alegre editadas em novo livro

Da prisão em Luanda ao 25 de novembro, dos passeios pelas ruas de Paris num passado longínquo às conversas com Álvaro Cunhal. São histórias recordadas pelo escritor e político português aos 87 anos.

Mais Lidas