Prazeres / Artes

A transformação de Brendan Fraser para o filme A Baleia em vídeo

O novo filme de Darren Aronofsky relata a história de Charlie, um professor universitário que luta contra a obesidade. Papel entregue a Brendan Fraser, cuja performance não está a passar despercebida - pelo contrário.

A carregar o vídeo ...
01 de março de 2023
Um dos galãs dos anos 90, a par da sua geração, o ator Brendan Fraser está de regresso ao cinema - e o papel que interpreta está a dar que falar. A Baleia, o novo filme dos estúdios A24, retrata a vida de Charlie, um professor universitário que leciona as suas aulas online e sofre de obesidade mórbida. Charlie é um homem inseguro com a sua imagem, fazendo com que o mesmo se prive de sair de casa e, até, de não ligar a câmara nas aulas para evitar comentários dos alunos sobre o seu peso. A falta de mobilidade e a perda da esperança são pontos marcantes neste drama de Aronofsky.
A Baleia marca o regresso de Brendan Fraser aos grandes ecrãs.
A Baleia marca o regresso de Brendan Fraser aos grandes ecrãs. Foto: A24

O filme explora a solidão de Charlie e a sua luta contra a doença, as consequências que esta lhe trouxe - como problemas cardíacos ou uma grande dificuldade em respirar. Ao aperceber-se de que a sua saúde está a piorar e de estar perante os seus últimos dias de vida, Charlie procura redimir-se e tenta retomar o contacto com a filha 
Ellie (Sadie Sink), fruto de um casamento que resultou num divórcio. É a atriz da série de sucesso da Netflix, Stranger Things, que dá vida à adolescente. Antes disso, o protagonista apenas mantia uma relação de amizade com Liz (Hong Chau), a enfermeira e cuidadora de Charlie, irmã do falecido namorado de Charlie
Sadie Sink dá vida a Ellie, a filha do protagonista.
Sadie Sink dá vida a Ellie, a filha do protagonista. Foto: A24

Para protagonizar Charlie, um homem com cerca de 300kg, Fraser precisou de vestir um fato de gordura durante todos os dias das filmagens, recorrer a horas de maquilhagem e edição CGI (Computer Graphic Imagery, uma técnica de pós-produção), de modo a dar a ilusão e realismo do peso excessivo.


O filme tem dado que falar, assim como a performance de Fraser. Brendan está na corrida ao Óscar de melhor ator e muitos indicam que a vitória é merecida pelo seu brilhante desempenho. A interpretação de Brendan tem sido muito elogiada pelo críticos e amantes da sétima arte, pela forma como a sua performance real trouxe à agenda o tema, ainda carregado de estereótipos, que é a obesidade. O espetator consegue, de acordo com as reviews, sentir a angústia do personagem, criando um sentimento empático para com a história do mesmo. Além desta nomeação, o filme conta ainda com mais duas indicações: o Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Hong Chau, e ainda, o Óscar na categoria de melhor maquilhagem e penteados
Hong Chau, nomeada ao Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Hong Chau, nomeada ao Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Foto: A24

O cineasta Darren Aronofsky, a mente por trás de filmes como Cisne Negro, Mãe! e Jackie junta-se à produtora A24, responsável pelos filmes Midsommar: O Ritual, Pearl, Lady Bird e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, indicado com 11 estatuetas e o favorito na corrida aos Óscares, para um filme que promete. Estreia dia 2 de março nos cinemas portugueses.  

Saiba mais Cinema, Filme, A Baleia, Entretenimento, Brendan Fraser, Sadie Sink, Óscar, Obesidade, Saúde
Relacionadas

E o Óscar de mais bem vestido foi para…

Os convidados da cerimónia dos Óscares desfilaram na passadeira vermelha (perdão, champanhe) e embora o smoking continue a dominar as escolhas, também houve espaço para muitos detalhes fora da caixa.

‘The Fabelmans’. Steven Spielberg a gostar dele próprio

Não é que o resto do mundo não goste também do realizador. Como não gostar de quem realizou Tubarão, Os Salteadores da Arca Perdida, ou Apanha-me Se Puderes? A questão é que agora é o próprio a autocontemplar-se - o que é perfeitamente legítimo.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.