Uma “suíte audível” com um acervo de 500 discos no Lago Como
A proposta do hotel Il Sereno Lago di Como alberga um sistema de som de elevadíssima qualidade e vinis da coleção pessoal do dono da rede Sereno Hotels.

O hotel Il Sereno Lago di Como, em Itália, estreou neste verão uma experiência de hospitalidade imersiva. A Darsena Listening Suite aposta num conceito sensorial onde o design contemporâneo, conseguido pelas mãos de Patrícia Urquiola, converge com a alta fidelidade sonora e uma vista arrebatadora para o Lago Como.

Foi o venezuelana Luis Contreras, dono da rede Sereno Hotels e entusiasta de vinis, quem imaginou o conceito, inspirado nas tradicionais casas de jazz-kissa do Japão — bares e cafés que se dedicam à audição contemplativa de discos de vinis, em ambientes intimistas e que respeitam o silêncio. A suíte propõe-se a ser um santuário musical onde o som analógico encontra a sofisticação do design de luxo europeu.

Mas em que consiste, afinal, esta "suíte audível"? São 200 metros quadrados de um ambiente que privilegia a escuta e o conforto. Destaca-se a imponente estante que alberga um sistema de som de elevadíssima qualidade, com altifalantes Klipsch La Scala, amplificadores McIntosh, gira-discos Thorens 1601 e um deck de rolo vintage com cartucho Sumiko Amethyst, cuidadosamente restaurado.

O acervo musical conta com 500 vinis da coleção pessoal de Luis Contreras, entre raridades da Deutsche Grammophon e as primeiras edições de álbuns clássicos de artistas como David Bowie. Além disso, o catálogo é vivo: os hóspedes podem pedir que sejam incluídos discos ou artistas específicos, resultando numa discoteca em constante expansão.

A experiência é complementada por serviços exclusivos do restaurante Al Lago, presente no Guia Michelin e comandado pelo chef Raffaele Lenzi. Mediante pedidos, os hóspedes podem desfrutar de menus de degustação ou cocktails de assinatura, servidos diretamente na suíte.
Com janelas que vão do chão ao teto, abrindo diretamente para o lago, a Darsena Listening Suite foi concebida como uma extensão do cenário natural. Os materiais do design de interiores, como nogueira, pedra e tecidos jacquard, os sofás Molteni e as cadeiras Gio Ponti Leggera reforçam a atmosfera de relaxamento e contemplação.
Super Iates: onde o luxo atravessa o alto-mar
Do Ritz-Carlton ao Expresso do Oriente, são várias as marcas de lifestyle que apostam no sofisticado universo dos iates, instalando hotéis de luxo em alto-mar.
Kith x Birkenstock. O icónico "Boston" reinventando
A dupla volta a colaborar para lançar o Braided Boston, uma versão trançada à mão do clog mais emblemático da marca alemã. O modelo, que antecipa o 50º aniversário do Boston em 2026, alia herança e modernidade num equilíbrio pensado para as ruas de hoje.
Wondersense. Os cinco sentidos são os protagonistas do novo museu do Porto
O espaço está repleto de experiências sensoriais, artísticas e tecnológicas que permitem (re)descobrir o mundo de forma divertida e didática. Abriu a 31 de julho.
É já no próximo dia 27 de março que a hora volta a mudar e, desta vez, vamos perder 60 preciosos minutos de sono. Pelo menos temos mais uma boa desculpa para olhar para o pulso e cobiçar novos relógios.
A marca Kimpton estreia-se em Portugal num resort com 149 quartos que ocupa os espaços onde costumava estar o hotel Nau. A Must falou com a diretora, Catarina Simões.
O fecho para obras do palácio amarantino levou Teresa Oliveira a mudar-se para o Alentejo. Por lá, trabalhou na Herdade da Malhadinha Nova, outro membro emblemático da família Relais & Châteaux, uma das mais emblemáticas associações de hotéis do mundo. A reabertura possibilitou o retorno.
A casa, inserida no resort da Quinta do Lago, foi em tempos "um santuário" para a família Vardy. Especula-se que a venda possa relacionar-se com um susto que apanharam nos incêndios de 2022.