Estilo / Moda

Louis Vuitton: Virgil Abloh. Mais do que um livro

A arte de Virgil Abloh no comando criativo da Louis Vuitton é agora celebrada no novo livro da Assouline.

Foto: D.R
19 de setembro de 2022 | Ana Campos
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A editora Assouline e a Louis Vuitton uniram-se para o lançamento do primeira obra sobre Virgil Abloh, o visionário designer afro-americano que faleceu no ano passado, a 28 de novembro, após uma dura batalha contra o cancro. Louis Vuitton: Virgil Abloh é o testemunho de um relacionamento que mudou o curso da história desta casa de Moda.

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Virgil Abloh começou como diretor artístico masculino na Louis Vuitton em junho de 2018, data que marcou o início de uma nova era de luxo para a maison, abraçando inclusão, diversidade e empoderamento. O livro, escrito por Anders Christian Madsen, consultor de várias marcas de Moda e figura chegada ao criador, oferece uma incursão íntima na vida de um homem que quebrou fronteiras, não apenas na Moda, mas também nas áreas da arte, design, arquitetura e música.

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Abloh mudaria a história quando entrou na Louis Vuitton, sem formação em design. Um outsider criativo que se tornou num ícone inovador. "Como um homem negro numa casa de luxo francesa, estou bem ciente de minhas responsabilidades. Em vez de pregar sobre isso, espero liderar pelo exemplo e abrir a porta para as gerações futuras. Acredito em deixar a minha marca com equilíbrio, estilo e graça" afirmou o diretor artístico, na altura.

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O livro está dividido em oito capítulos, um para cada uma das oito coleções de moda masculina da marca, com fotografias das criações de Abloh. É um exclusivo da edição Ultimate, e revela um mundo singular repleto de referência e narrativas culturais, de O Mágico de Oz e James Baldwin ao estilo hip-hop dos anos 90, passando pela espantosa coleção de ténis do designer.

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O livro inclui ainda 320 imagens icónicas e citações pessoais do seu círculo mais próximo de amigos, como Naomi Campbell, Luka Sabbat, Kendall Jenner, entre outros, assim como citações de Abloh, conhecidas como "Abloh-ismos".

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Percorre a sua carreira, desde a sua primeira campanha para a Louis Vuitton, fotografada por Inez & Vinoodh, com uma menina de três anos vestida com uma camisola da coleção primavera/verão 2019, até ao seu último desfile póstumo apresentado em Miami, no último dia de novembro de 2021, cujo destaque foi a estátua gigante do designer e o balão de ar quente vermelho a flutuar no céu com a mensagem "Virgil esteve aqui".

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