Estilo

Estes são os truques para trabalhar os abdominais

Seja para iniciantes nos treinos ou para especialistas, conseguir ter a zona abdominal definida é exigente para todos: requer resiliência, motivação e consistência. Conheça os melhores exercícios.

Foto: Tim Mossholder / Unsplash
18 de junho de 2020 | Rita Silva Avelar

De regresso aos treinos, agora que os ginásios já abriram e que os dias de sol se tornam numa motivação para treinar ar livre, em jardins ou parques (com as devidas medidas de segurança) é hora de retomar os bons hábitos. Uma das maiores ambições de quem treina é, sem dúvida, ter uma zona abdominal definida, o que não acontece da noite para o dia. Afinal, o que é que precisamos de fazer para ter abdominais definidos?

José Afonso, personal trainer explica: "Além de uma dieta equilibrada em que se promova o défice calórico para reduzir gordura, a melhor forma de treinar esta área é com exercícios integrados onde haja uma ativação e contração geral dos músculos anteriores e posteriores." Mas não só. "Também é fundamental trabalhar o nosso core nas suas funções. Por isso, incluir exercícios em que se promova a função de anti-flexão, anti-extensão, anti-flexão lateral e anti-rotação é essencial para preparar a nossa barriga para os estímulos do dia a dia ao mesmo tempo que começamos a obter resultados gerais" continua.

E ainda que seja verdade que não existem exercícios ultra específicos para trabalhar exclusivamente esta zona, existem várias formas que podem ajudar a estimular esta zona do nosso corpo. "Exercícios como o peso morto ou o agachamento com barra - em que é necessário haver uma pressão intra-abdominal que ativa o nosso core - são exercícios completos para trabalhar a zona abdominal" explica este personal trainer. "O abdominal roll out, a prancha lateral e o pallof press são também opções que completarão um treino para a zona abdominal, trabalhando o nosso core em todas as suas funções" acrescenta.

Mas atenção: é preciso ter atenção aos mitos acerca deste tipo de objetivo nos treinos. Não há "milagres", é preciso esforço e dedicação. José Afonso sublinha isso mesmo. "Hoje em dia acredita-se que para fazer desaparecer aquela gordura abdominal inferior é necessário fazer treino específico para a zona. Ora, fazer exercícios para o abdominal ajuda no que toca a deixar o músculo mais estimulado e firme mas sem fazer a camada de gordura desaparecer não haverá definição e não será possível ter aquela barriga lisa."

E, para tal, é preciso manter o foco na alimentação. "Para definir a barriga é essencial uma dieta em que seja promovido o défice calórico porque só com um menor consumo de calorias do que as que se despendem se consegue fazer a gordura desaparecer" conclui.

Saiba mais Exercício, Treinos, Atividade física, Abdominais, Perder Peso, Perder Gordura, Exercícios para os Abdominais, José Afonso, Personal Trainer
Relacionadas

Ideias para transformar o sexo em exercício físico

Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluem no seu treino XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.

Mais Lidas
Moda Massimo Dutti instala pop-up em Saint-Tropez

Num cenário onde a elegância se cruza com a leveza dos dias de verão, a marca espanhola revela um novo capítulo na Riviera Francesa. A pop-up store funde moda, arte e atmosfera mediterrânica num convite à sofisticação discreta.

Moda Jonathan Anderson reescreve os códigos da Dior

Na primeira coleção como diretor artístico da Dior, o designer irlandês apresentou um desfile que uniu rigor histórico e irreverência contemporânea. Num cenário inspirado pela arte do século XVIII, a maison reinventou-se com uma elegância ousada que promete marcar uma nova era.

Estilo Os 10 homens com mais estilo da Internet

Numa era em que todos procuram ideias de estilo, saiba quem são os melhores instagramers a seguir de todos os cantos do mundo. A nossa escolha não é feita pelo número de seguidores ou por serem famosos, mas sim porque são os homens mais bem vestidos e com mais estilo.