Estilo / Beleza & Bem-Estar

Tem um superalimento em casa e, muito provavelmente, não sabia

É vendido a um preço quase sempre democrático, pode ser usado ao pequeno-almoço ou ao lanche, e tem propriedades benéficas para a nossa saúde. Entre outras, ajuda a melhorar o metabolismo.

Foto: Rene Asmussen/ Pexels
17 de fevereiro de 2022 | Rita Silva Avelar
PUB

E se lhe dissermos que existe um superalimento do conhecimento de todos nós, nada raro ou sequer caro? Mais: que se encontra em qualquer supermercado. Estamos a falar da aveia. Um cereal como muitos vêm sem graça, mas que pode ser usado tanto em batidos como em panquecas, ou nas clássicas "papas de aveia" uma receita de pequeno-almoço. Saiba, então, que esta tem múltiplos benefícios para a saúde.

Calma, não fará milagres nem mudará radicalmente a alimentação de ninguém, mas com o tempo o corpo notará a mudança para melhor. A aveia é rica em minerais como manganês, fósforo, magnésio e também em vitamina B1 e B5 - entre outros - sendo um dos alimentos mais nutritivos que existem.

Este superalimento é rico em antioxidantes (que, por sua vez, têm poderes anti-inflamatórios e são benéficos para o coração) e os seus níveis de beta-glucanos (de fibra solúvel) facilitam o trânsito intestinal ao mesmo tempo que têm um elevado poder saciante. Mais? Ajudam a reduzir o colesterol e o nível de açúcares no sangue. Há quem defenda que, graças à sua fibra, a aveia serve como prebiótico e ajuda a melhorar o sistema imunológico.

PUB