Conversas

Entrevista Rodrigo Amarante: “Sou apenas alguém que escreve canções”

O músico brasileiro Rodrigo Amarante está de regresso com Drama, um álbum editado esta sexta, 1 e com apresentação ao vivo em Portugal marcada para abril do próximo ano, sobre o qual falou nesta entrevista à MUST. Uma conversa que depressa resvalou para assuntos como política, fé ou sentimentos, porque “a música não é indissociável da vida” – como depressa se percebe ao ouvirmos estas canções.

Foto: Eliot Lee Hazel
16 de julho de 2021 | Miguel Judas
PUB

Os melómanos atentos conhecer-lhe-ão a carreira de cor, mas mesmo os ouvidos assim mais distraídos já se terão cruzado nalgum momento com a música de Rodrigo Amarante, quanto mais não seja por ter sido o autor de Tuyo, o tema do genérico da série Narcos. Se a isto acrescentarmos o lendário grupo carioca Los Hermanos, o supergrupo de samba Orquestra Imperial ou a banda indie Little Joy (em parceria com o baterista dos The Strokes Fabrizio Moretti), mais as canções que tem escrito para gente tão variada como Gal Costa, Norah Jones e Gilberto Gil, percebe-se que o mais difícil é mesmo nunca o ter ouvido. A solo, porém, o músico carioca, de 45 anos, conta apenas com dois álbuns em nome próprio, o aclamado Cavalo, já de 2013, e o novo (e não menos celebrado), Drama, que é finalmente desvendado hoje, depois de alguns singles lançados estrategicamente a conta-gotas, para aguçar o apetite de um trabalho surpreendente, pelo modo como o autor se reconstrói enquanto artista, através de um conjunto de canções pessoais, mas que ao mesmo tempo soam tão familiares para quem as ouve.

Vídeo de 'I Can't Wait', de Rodrigo Amarante

A uma primeira audição este parece um álbum marcado por algum desânimo com o mundo, com uma certa desesperança, concorda?

Talvez, isso depende sempre de quem ouve e de como se ouvem as canções, poderá haver alguns sinais nesse sentido, mas não é um álbum desanimado, ele apenas reflete os sentimentos que me habitam em determinado momento. Ou seja, reflete o mundo no qual vivo.

PUB

E esse mundo, nestes últimos tempos, também não está assim tão animador...

Houve muita coisa que mudou nestes últimos anos e uma delas tem a ver com a velocidade a que a informação circula, a um ponto de já nem interessar se a mesma é verdadeira ou não. É um paradigma muito interessante, que nos devia colocar a refletir sobre como a liberdade de informação se tornou, ela própria, numa espécie de ditadura, a vários níveis. Mas enfim, eu apenas faço música, não sou político, por isso não tenho a solução para isso. Quero agir, mas não sei como.

Talvez o faça escrevendo canções?

Não, eu apenas escrevo canções, que muitas vezes até podem revelar um certo desespero pelo mundo à minha volta, mas seria mesquinho pensar nelas como uma verdade absoluta, deixada a quem as vá ouvir. Até porque somos pessoas, somos filhos, pais ou irmãos e todos fomos crianças, logo estamos todos de igual para igual neste caminho. Não podemos ter a arrogância de nos colocarmos como santos, a dizer como os outros se devem comportar. Mas podemos e devemos refletir sobre isso.

PUB
Foto: Julia Brokaw

E chegou a alguma conclusão?

Criou-se uma veneração do mérito e da competição que acabou por nos conduzir ao medo do próximo e isso acabou por nos virar uns contra os outros. A liberdade não pode servir para nos separar, mas sim como reconhecimento da nossa interdependência. Liberdade é pertencer. Os "ismos" todos são fruto desse medo, que é outro efeito da tal desinformação. Não é por acaso que fenómenos como Trump, Bolsonaro ou o Brexit tenham surgido agora, numa altura em que também existe uma enorme frustração com a democracia e em que a economia se assume cada vez mais como um poder invisível, contra o qual parece não haver qualquer mecanismo de controlo.

É por isso que menciona palavra fé nalgumas das canções do disco?

PUB
Não, a fé é algo emocional, que muitas vezes entra em conflito com a razão, é mais nesse sentido que a menciono. Mas a fé também poder ser um meio para a inação, porque nos limitamos a acreditar que as coisas vão melhorar (risos) e ter esperança já não é suficiente.

Este é um trabalho também surpreendente em termos musicais, com muitas camadas, como é que surgiu este som, digamos, mais complexo? 

Curiosamente este álbum era para ser exatamente o contrário disso. Queria fazer canções mais diretas, menos barrocas e com mais ritmo. O plano inicial até passava por incluir mais a banda nesse trabalho, mas depois veio a pandemia e vi-me obrigado a trabalhar sozinho. Refleti muito sobre isso e encontrei um novo caminho. Percebi que esse som mais direto e racional, era exatamente o que a nossa sociedade patriarcal esperaria de um artista homem, como eu. E tendo isso como ponto de partida fui recuando até a alguns momentos da minha infância e juventude, em que de certa forma fui obrigado a seguir esse caminho mais direto e racional. Percebi que continuava agarrado a esse preconceito imbecil e resolvi fazer o contrário. Ou melhor, fiz disso força para fazer exatamente o contrário. Foi um processo criativo, mas também de descoberta, porque quando escrevo acabo sempre por descobrir algo mais sobre mim.

Foto: D.R.
PUB


E quando escreve canções para outros artistas, como é o processo?

Tento colocar-me no lugar do outro, da personagem ou do intérprete e isso permite-me muitas vezes encontrar ferramentas que, um dia, também me podem vir a fazer falta.

Até num tema como Tuyo, da série Narcos? 

Nesse caso foi mais ainda, porque compus a música tendo apenas o guião como base e sem ter visto nada da série. Pensei que não valia a pena contar a história do monstro, que essa já toda a gente conhece, mas sim proporcionar a surpresa de descobrir o outro em nós próprios, a partir da humanidade dele. E comecei a imaginar Pablo Escobar como uma criança, a ouvir uma canção na rádio, quando ele vivia com a mãe, como representação de um tempo de inocência, em que a vida está toda em aberto e ele poderia ter sido tudo, em vez do que foi.

PUB
É importante para si, enquanto artista, passar esse tipo de mensagens, nas canções?

As canções são apenas momentos de reflexão, só isso...

E o que sente quando o ouvinte ouve outra coisa, diferente daquela em que refletiu?

É bom sinal, porque a arte é abstrata e cada um interpreta-a à sua forma. Tal como é saudável, para mim, enquanto artista, saber que vou irritar algumas pessoas com a minha música, porque estou a fazer diferente do que fazia ou não faço como elas gostariam. É assim que funciona a arte e as canções não fogem a essa regra.

PUB
Como vão ser os concertos de apresentação do disco em Portugal, a 18 de Abril, na Casa da Música, no Porto, e a 19 no Capitólio, em Lisboa?

Ainda não sei, mas poderão ser divididos em duas partes, uma mais intimista, só comigo em palco, e outra com banda. E além do novo disco, também irei tocar temas mais antigos. Acima de tudo estou com muitas saudades de ir aí: os amigos, do sotaque, da comida. Tenho tentado fazer algumas receitas portuguesas para as atenuar, mas não é a mesma coisa (risos).
PUB