Viver

Alexa da Amazon será capaz de reproduzir a voz de entes queridos

A nova capacidade do robot inteligente da Amazon foi relevada numa sessão da conferência Amazon re: Mars, dedicada a temas como a Inteligência Artificial (IA) na última quarta-feira, 22, em Las Vegas.

Série 'Black Mirror' (2011-2019)
Série 'Black Mirror' (2011-2019) Foto: IMDB
24 de junho de 2022 | Ana Filipa Damião

Alexa, o dispositivo de inteligência artificial (IA) da Amazon, vai conseguir recriar a voz de entes queridos, vivos ou que já faleceram, revelou Rohit Prasad, vice-presidente sénior e cientista responsável pela assistente virtual, na conferência re: Mars, que teve lugar a 22 de junho.

De acordo com a empresa, a nova funcionalidade de Alexa tem como objetivo realçar os seus "atributos humanos" - muito importantes em tempos de pandemia e de perda – permitindo assim a existência de "relações pessoais duradouras". Para alcançar o que se pensava impossível, o robot apenas necessita de ouvir cerca de um minuto de gravação da voz da pessoa em questão para a conseguir imitar na perfeição.

Episódio Be Right Back, da série 'Black Mirror'
Episódio Be Right Back, da série 'Black Mirror' Foto: D.R

De forma quase instantânea, os internautas recorreram às redes sociais para expressarem a sua opinião sobre o assunto, muitos deles comparando o update à série Black Mirror. No episódio Be Right Back a protagonista, Martha, descobre que é possível conversar com o namorado Ash, que morreu num acidente de carro, através da inteligência artificial. Impossível não lembrar outra obra que remete para os meandros das relações entre humanos e A Inteligência Artificial (IA), o filme Her - Uma História de Amor, em que um solitário escritor se apaixona pelo sistema operacional do seu computador.

A carregar o vídeo ...

Recorde-se que, em 2019, a Alexa já tinha a capacidade de adotar vozes de figuras conhecidas como a de Samuel L. Jackson. "Estamos inquestionavelmente a viver na era dourada da IA, onde os nossos sonhos e ficções científicas se estão a tornar realidade", afirmou Prasad.

Saiba mais Alexa, Amazon, inteligência artificial, Black Mirror, Her, morte
Relacionadas

Os robôs são os novos parceiros sexuais?

A humanidade está prestes a abrir mais uma Caixa de Pandora, com bonecas e robôs a substituírem pessoas de carne e osso como parceiros sexuais. Mas o que leva homens de verdade (porque são na maioria homens) a escolher mulheres de brincar?

Inteligência artificial vs emprego até 2030

Especialistas apontam para a eliminação total de certos postos de trabalho até ao fim da nova década e há mesmo quem compare este impacto na humanidade com o causado pelo aparecimento da internet. Demasiado futurista? Fique para ler.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.