Viver

Javier Bardem emociona-se durante a cerimónia de entrega dos prémios Goya

O ator, que foi distinguido pelo seu papel em ‘O Bom Patrão’, dedicou o seu discurso de agradecimento à mulher, Penélope Cruz, e à mãe, que morreu o ano passado.

Foto: Getty Images
14 de fevereiro de 2022 | Rosário Mello e Castro
A sua vitória não foi propriamente uma surpresa, mas o mesmo não se pode dizer das palavras que se lhe seguiram. Javier Bardem foi reconhecido com um prémio Goya de melhor ator pelo seu desempenho em O Bom Patrão, papel que lhe tem valido vários elogios. A película, realizada por Fernando Léon de Aranoa, amigo do ator, estava nomeada em 20 categorias e ganhou cinco, incluindo melhor realização e melhor filme, batendo a concorrência de Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar.
Javier e Penélope.
Javier e Penélope. Foto: Getty Images

Ao subir ao palco do Palácio das Artes Rainha Sofia, em Valência, no último dia 12 de fevereiro, o ator começou por elogiar o trabalho dos seus colegas de profissão nomeados. Mas foi quando abordou a sua vida pessoal que o discurso se tornou especialmente emocionado. O ator, que é casado com a também atriz Penélope Cruz, agradeceu à mulher, "que amo, respeito, admiro e com quem celebro todos os dias." Referiu ainda os dois filhos do casal, levando a atriz, que assistia a plateia, às lágrimas.

Por fim, falou da outra grande mulher da sua vida, a mãe, Pilar Bardem, que morreu em meados do ano passado. Descreveu "a mulher que me deu à luz, que me ajudou a sobreviver, que me ensinou a gostar desta profissão, que era um exemplo de empenho, uma atriz imensa e um dos melhores seres humanos que já conheci" e terminou a olhar para o céu.
Javier Bardem e Penélope Cruz.
Javier Bardem e Penélope Cruz. Foto: Getty Images
Saiba mais Javier Bardem, Goya, Penélope Cruz, Fernando Léon de Aranoa, O Bom Patrão, cinema
Relacionadas

Os refúgios dos playboys e dos magnatas

Paris, Cap d’Antibes, Veneza, Rio de Janeiro, Capri, Gstaad, Mustique, Saint-Tropez ou Acapulco eram alguns dos redutos ou refúgios de sonho de estrelas de cinema, de herdeiros, de magnatas, de aristocratas e de playboys, nas décadas de 1950 a 1970. A aviação comercial foi crucial para o desenvolvimento das viagens de luxo dos happy few, antes que esses lugares míticos tivessem ficado abarrotados de turistas e os aviões se tivessem transformado em meros autocarros aéreos.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.