Há um planeta super-habitável, melhor que a Terra? Cientistas dizem que sim
Embora a comunidade cientifica insista que se deixe de procurar por outro planeta com condições iguais às da Terra, investigadores provam que não há um mas vários planetas com boas condições de vida.

O nosso planeta é o melhor para habitar? Não necessariamente, dizem os investigadores da Universidade do Estado de Washington, nos EUA, que chegaram a uma lista de 24 planetas fora do nosso Sistema Solar que são semelhantes à Terra, e podem até ser melhores do que a esta, avança a Forbes. Se existe ou poderá existir vida noutros planetas, é a questão que se levanta há décadas na comunidade de cientistas que investigam os planetas, mas também a de muitos curiosos habitantes terrestres.
A lista a que estes cientistas chegaram inclui planetas mais antigos, um pouco maiores, ligeiramente mais quentes e possivelmente mais húmidos do que a Terra, e que orbitam estrelas com maior tempo de vida do que o nosso Sol. Os investigadores, que estão prestes a publicar os seus resultados na revista Astrobiologie, pensam que a lista poderá conter alguns planetas que poderiam ser chamados de "super-habitáveis", ou seja, planetas onde a vida poderá prosperar mais facilmente do que na Terra.
Segundo adianta a Forbes sobre as descobertas destes investigadores, se quisermos encontrar vida noutros locais da galáxia, então os planetas "super-habitáveis" podem merecer maior prioridade do que a maioria dos planetas semelhantes à Terra.
A verdadeira questão é: onde estão, afinal, estes lugares "super-habitáveis"? Todos os 24 planetas estão em sistemas estelares que se encontram a mais de 100 anos-luz do Sistema Solar. Para chegar a tais conclusões, os investigadores analisaram a lista dos mais de 4.500 exoplanetas conhecidos da nossa Via Láctea. Os cientistas procuram por vestígios de vida humana, mas apenas por condições gerais que seriam benéficos para uma vida complexa definida como vida macroscópica multicelular, onde existem animais, plantas e fungos.
Que futuro para Elon Musk?
Ataques no Twitter, consumo de “erva” e a perda de mil milhões de libras em ações da Tesla num só dia… Estará o visionário da Tecnologia a ser inspirado pela queda livre do Homem de Ferro? Um ano depois, recordamos a reportagem de Nick Rufford para antecipar um 2020 que se prevê de grandes mudanças para Musk.
A missão mais intrigante da NASA até à data
A NASA vai iniciar a construção do seu robô mais recente, o Psyche, que irá explorar um asteroide cuja composição vale mais do que a nossa economia mundial.
Haverá vida em Marte? A nova corrida ao Planeta Vermelho
A cientista espacial Maggie Aderin-Pocock fala sobre a série de missões que descolaram rumo a Marte.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.