Ronaldexit. Portugal encontrou outro herói
Três golos, o primeiro hat-trick do Catar 2022, uma assistência, e temos ponta-de-lança. Gonçalo Ramos, a substituir Cristiano Ronaldo, foi o herói de uma eliminatória em que tudo correu de forma perfeita. Portugal goleou a Suíça por 6-1 e está nos “quartos”.

Foi o homem do jogo e, de um dia para o outro, transformou-se no herói da seleção. Aos 21 anos, a fazer a estreia como titular pela equipa portuguesa, com três golos e uma assistência, Gonçalo Ramos fez esquecer Cristiano Ronaldo. O jogo teria tudo para ser difícil, mas o menino do Benfica ligou o desbloqueador e foi o homem do leme na vitória de Portugal por 6-1 contra a Suíça, nos oitavos de final do Mundial do Catar.
A seleção helvética tinha quase tudo para amedrontar Portugal. O historial de jogos entre as duas equipas mostra-nos um empate técnico e, às estrelas - embora em decadência, da equipa helvética, como Shaqiri, Xhaka e o possante ponta-de-lança de origem camaronesa Embolo - juntavam-se um leque de jogadores com experiência nas melhores ligas europeias.

O futebol, no entanto, é pródigo nestas ironias. Será seguro afirmar que Ramos ganhou o seu lugar no 11, a substituir Ronaldo, precisamente por culpa de Cristiano, consequência do seu excessivo uso do verbo ao ser substituído durante a partida contra a Coreia do Sul. Mas "e se?" – que teria acontecido a esta seleção se Ronaldo tivesse mantido o estatuto de titular absoluto? O exercício de whataboutismo caiu por terra logo aos 17 minutos, voltaria a cair aos 51’ e, uma vez mais, aos 67’, num hat-trick do mais novo futebolista desde Pelé a marcar três vezes numa eliminatória de um Mundial. Pepe, aos 33’, Raphäel Guerreiro, aos 55’ e Rafael Leão, aos 90+2’ já com a defesa helvética transformada num queijo suíço, num relógio parado, num chocolate a derreter, fecharam as contas para emigrante português ver.
Para quem segue a Liga portuguesa, o nome de Gonçalo Ramos não é uma novidade. O avançado do Benfica é o melhor marcador do campeonato, com 9 golos em 11 partidas, e tem sido um dos homens em destaque na equipa que o treinador alemão Schmidt colocou no primeiro lugar da tabela, com oito pontos de vantagem sobre o FC Porto.

Nascido em Olhão, a 20 de junho de 2001, iniciou-se no clube da terra e, ainda criança, jogou pelo Loulé, antes de ingressar no Benfica aos 12 anos. Jovem promissor, deu nas vistas na UEFA Youth League de 2019/20, em que marcou os dois golos do Benfica na final perdida por 2-3 com o Real Madrid. "Tapado" na primeira equipa, ganhou o lugar na época corrente e, do alto do seu 1,85m, e com 80kg, tocou o céu do futebol com uma impressionante média de um golo a cada 89 minutos.
Se, dentro de portas, Gonçalo Ramos está longe de ser um desconhecido, faltava-lhe o reconhecimento para lá de Badajoz. Até ontem. Numa daquelas noites de futebol perfeito, em que os astros parecem alinhar-se a favor de um determinado resultado, o jovem avançado rubricou o seu passaporte para a fama e lançou-se a esse mar onde os "tubarões" do futebol europeu caçam as estrelas em ascensão. Os benfiquistas dirão que "foi bom enquanto durou." A seleção ainda espera muito, muito mais. Para já, na partida contra Marrocos (10/12, 15h), a surpresa da eliminatória, que enviou a seleção espanhola de volta à Península Ibérica no desempate por grandes penalidades. Sexta-feira, 9 de dezembro, jogam Croácia x Brasil (15h) e Países Baixos x Argentina (19h) e no sábado, dia 10, o clássico Inglaterra x França, de onde sairá o adversário de Portugal em caso de passagem às meias finais, a fechar a eliminatória.
Estes são os cinco jogadores mais bem pagos do Mundial
Com apenas 23 anos, o avançado francês Mbappé é o jogador mais bem pago do Mundial do Catar. Fique a saber quem se junta a ele na lista Forbes.
Coreia do Sul x Portugal. Porque jogou Ronaldo?
Do outro lado (não) estava Paulo Bento, selecionador da Coreia do Sul, castigado após ter visto um cartão vermelho no jogo dos asiáticos com o Gana. O que não impediu que, com toda a tranquilidade, a seleção nacional se apurasse no primeiro lugar do grupo mesmo com uma derrota ao cair do pano. Seguem-se os oitavos, sem Alemanha. Auf wiedersehen!
Santos ou Ronaldo: alguém tem de ceder
Ultrapassada a derrota com Marrocos por 1-0 nos oitavos de final do Mundial do Catar, abre-se um novo ciclo na vida da Seleção Nacional, com uma questão que será respondida em breve: sai Ronaldo ou Fernando Santos?
Portugal nos oitavos: missão cumprida
Numa noite em que Bruno Fernandes foi herói, com dois golos a derrotar o Uruguai, a seleção de Fernando Santos juntou-se ao Brasil e a França e apurou-se para a próxima fase. Está consumado.
Estas são as 5 melhores finais de sempre do Mundial
Argentina e França, repetentes e tituladas, entram em campo no domingo, no Estádio Lusail, Qatar, para disputar a 22.ª final de um Mundial de Futebol. A bitola está elevada – desde 1930, foram várias as finais emocionantes, de escândalo, de génio. Este é o nosso top 5.
Portugal x Gana. Isto são favas contadas
A seleção nacional estreia-se hoje, frente ao Gana, no Mundial mais polémico de que há memória, sob temperaturas do deserto e com polémicas dentro e fora de campo.
Opinião. Lionel Messi, o maior da História
Com a derrota da França na final do Mundial do Catar, Lionel Messi colocou um ponto final na maior especulação da última década. Pelé, Maradona e Cristiano Ronaldo são agora meros subalternos do homem que se coroou o melhor da História do futebol, um semideus acima dos meros mortais. Ele é o melhor, o GOAT, o inigualável, o melhor futebolista de todos os tempos.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.