Conserveira de sardinhas lança livro de cozinha (e revela receitas únicas)
A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da NURI, lança “O grande livro de receitas de sardinhas NURI”. A Must publica uma receita, mesmo a tempo da ceia natalícia: a vitela NURI.

Para o caldo:
1 cebola cortada grosseiramente
1 cenoura cortada grosseiramente,
eventualmente alguns alhos
franceses grosseiramente picados,
aipo e talos de aipo
4 cravos-da-índia
4 folhas de louro
Pimenta
1 raminho de tomilho
Sal
1 kg de lombo de vitela
numa só peça
(sem tendões)
Azeite
Para o creme NURI
1 lata de sardinhas NURI em azeite picante
250 g de natas
2 colheres de sopa de
Maionese
Sal
Pimenta
Sumo de ½ limão
1 frasco pequeno de alcaparras
eventualmente alguma pimenta cayenne
ou pasta de malagueta
PREPARAÇÃO
Para o caldo, colocar todos os ingredientes numa panela, exceto o sal. Deitar aproximadamente 3 l de água fria e deixar ferver. Temperar com sal. Após 10 minutos de cozedura, reduzir o calor, colocar a carne e deixar cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Desligar o fogão e deixar apurar a carne até que o
caldo arrefeça. Retirar a carne, deixar escorrer brevemente e embrulhar firmemente em película aderente.
Deixar repousar no frigorífico durante algumas horas para ficar firme e facilitar o corte antes de servir.
Para o creme, fazer um puré fino de sardinhas NURI juntamente com o respetivo azeite, as natas e a maionese numa máquina de cozinha. Em alternativa, cortar finamente as sardinhas e misturar numa tigela com as natas e a maionese até se formar um creme fino. Temperar com sal, pimenta, sumo de limão, 1-2 colheres de sopa de água de alcaparras e pimenta cayenne ou pasta de malagueta, se necessário. Colocar o creme no frio.

Retirar a carne da película e cortar em fatias finas, mas não demasiado finas, com uma faca afiada. Colocar algumas colheres de sopa de creme por porção em pratos fundos, dividir as fatias de carne e colocá-las onduladamente sobre o creme. Colocar umas gotas de azeite por cima e espalhar cerca de 10-15 alcaparras por prato sobre o creme e a carne, moer a pimenta grosseiramente em cima.
DICA
A carne ainda tem um núcleo cor-de-rosa depois de ter sido escalfada. Se gostar mais bem passada, deixe-a ferver durante mais 45 minutos antes de retirar a panela do fogão. Servir com baguete quente.
Um colheita tardia de Favaios calha bem à sobremesa e não só. O rosé do Alentejo ou o “verde” de Portugal Ramos, e ainda os dois tintos do Alentejo e do Douro, completam o ramalhete.
Panquecas, bowls, sandes club, bagels e burritos à beira-mar? Sim, agora é possível. Abriu um novo espaço na praia da Duquesa que rivaliza com... Sítio nenhum, porque não havia nada do género por aquelas partes.
Se procura momentos de convívio sem pressas, à volta de boa comida e bebida, o Brunch de Domingo do espaço de restauração do Altis Porto Hotel pode ser a resposta. Com uma seleção cuidada de pratos, incluindo vegetarianos, não fossem os vegetais a grande estrela da casa chefiada por Rafaela Ferreira, as propostas estendem-se à carne e ao peixe.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.