Prazeres / Sabores

Conserveira de sardinhas lança livro de cozinha (e revela receitas únicas)

A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da NURI, lança “O grande livro de receitas de sardinhas NURI”. A Must publica uma receita, mesmo a tempo da ceia natalícia: a vitela NURI.

Foto: DR
07 de dezembro de 2022
Ingredientes (para 4- 6 doses)

Para o caldo:

Aprox. 150 ml de vinho branco
1 cebola cortada grosseiramente
1 cenoura cortada grosseiramente,
eventualmente alguns alhos
franceses grosseiramente picados,
aipo e talos de aipo
4 cravos-da-índia
4 folhas de louro
Pimenta
1 raminho de tomilho
Sal
1 kg de lombo de vitela
numa só peça
(sem tendões)
Azeite

Para o creme NURI

1 lata de sardinhas NURI em azeite picante
250 g de natas
2 colheres de sopa de
Maionese
Sal
Pimenta
Sumo de ½ limão
1 frasco pequeno de alcaparras
eventualmente alguma pimenta cayenne
ou pasta de malagueta

PREPARAÇÃO

Para o caldo, colocar todos os ingredientes numa panela, exceto o sal. Deitar aproximadamente 3 l de água fria e deixar ferver. Temperar com sal. Após 10 minutos de cozedura, reduzir o calor, colocar a carne e deixar cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Desligar o fogão e deixar apurar a carne até que o
caldo arrefeça. Retirar a carne, deixar escorrer brevemente e embrulhar firmemente em película aderente.

Deixar repousar no frigorífico durante algumas horas para ficar firme e facilitar o corte antes de servir.

Para o creme, fazer um puré fino de sardinhas NURI juntamente com o respetivo azeite, as natas e a maionese numa máquina de cozinha. Em alternativa, cortar finamente as sardinhas e misturar numa tigela com as natas e a maionese até se formar um creme fino. Temperar com sal, pimenta, sumo de limão, 1-2 colheres de sopa de água de alcaparras e pimenta cayenne ou pasta de malagueta, se necessário. Colocar o creme no frio.
O grande livro de receitas de sardinhas NURI”.
O grande livro de receitas de sardinhas NURI”. Foto: DR


Retirar a carne da película e cortar em fatias finas, mas não demasiado finas, com uma faca afiada. Colocar algumas colheres de sopa de creme por porção em pratos fundos, dividir as fatias de carne e colocá-las onduladamente sobre o creme. Colocar umas gotas de azeite por cima e espalhar cerca de 10-15 alcaparras por prato sobre o creme e a carne, moer a pimenta grosseiramente em cima.

DICA

A carne ainda tem um núcleo cor-de-rosa depois de ter sido escalfada. Se gostar mais bem passada, deixe-a ferver durante mais 45 minutos antes de retirar a panela do fogão. Servir com baguete quente.
Saiba mais Pinhais, Receita, NURI
Mais Lidas
Sabores Vinhos para beber no mês mais curto do ano

Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.