Arrebita Idanha Bia celebra gastronomia, música e sustentabilidade
Até 4 de agosto, Idanha-a-Nova integra a Feira Raiana, com atuações como os Expresso Transatlântico e chefs como Ljubomir Stanisic ou Marlene Vieira a fazer maravilhas pela oferta gastronómica.


A 31 julho esperam-se nomes como Renato Cunha, do Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão, e João Simões, do Casta 85, em Alenquer, e, a 1 agosto, Marcella Ghirelli, do Cella, em Lisboa, e Renato Cunha, do Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão. A 2 agosto, chegam Gonçalo Queiroz, do Origens, em Évora, e Natalie Castro, do Isco, em Lisboa. No sábado, 3, Ljubomir Stanisic e Manuel Maldonado, ambos do 100 Maneiras, em Lisboa, Lídia Brás, do Stramuntana, em Vila Nova de Gaia, André Cruz, do Feitoria, Vitor Adão, do Plano, ambos em Lisboa, e Marco Gomes, do Oficina, no Porto.
Para fechar o festival, a 4, vão Pedro Pena Bastos, do Cura, e Miguel Peres, do Pigmeu, Alana Mostachio, do VDB Bistronomie e Duda Ferreira, da Pizzeria Lupita, Marlene Vieira, do Marlene, todos em Lisboa, e Arnaldo Azevedo, do Vila Foz Restaurante, no Porto.
Além da comida, há cinco palcos onde vão decorrer 25 concertos e várias palestras, que fazem parte da programação da Feira. Los Romeros a 31 de julho, HMB a 1 de agosto, Ana Laíns a 2, ou Expresso Transatlântico a 3.
Como já arrancou a 26 de julho, o festival já passaram nomes como Joaquim Saragga Leal, d'Os Papagaios, e Fábio Alves, do Suba, no Palácio Verride, em Lisboa, José Júlio Vintém, do Tombalobos, em Portalegre, Gil Fernandes, do Fortaleza do Guincho, Nuno Martins, do Numa, em Portimão, João Narigueta, do Híbrido, em Évora, Angélica Salvador, do IN Diferente, no Porto, ou João Mourato, do Quetzal, em Vila de Frades.
Ljubomir analisa os seus 10 vinhos de edição limitada, um a um
Da cozinha, para a televisão, para a adega. Eis o percurso do mediático Ljubomir Stanisic, que virou “cheirista” e criou dez vinhos em parceria com produtores e amigos. Reuniu-os na marca Mestiço, “que tanto pode ser branco ou tinto, mas sempre sem preconceitos”.
4 vinhos e as suas histórias: Um Alvarinho cultivado há anos, um duriense de castas locais, um tinto com história e um branco “jovem”
Começa o mês onde se preparam as vindimas. Porém, em muitas regiões algumas já se antecipam para agosto, cada vez mais sujeitas às alterações climáticas. A hora é de organizar equipas e definir metas.
Seis chefs e doze pratos 100% vegan é o evento programado para o próximo sábado, na fábrica da MUSA de Marvila, em Lisboa. O objetivo? Provar que a ausência de carne não significa falta de sabor.
Nos dias 22 e 23 de março, a Herdade da Malhadinha Nova recebe um dos eventos gastronómicos mais especiais do ano. Quatro chefs de renome unem talento e criatividade para mostrar o potencial dos produtos locais, num jantar irrepetível.
No final dos anos 80, o norueguês Ole Martin Siem tomou-se de amores pela paisagem do sudoeste alentejano, onde fixou os seus projetos de agricultura. Hoje, desenvolve uma marca de vinhos muito particular (Vicentino) e ainda um turismo de habitação que convida à tranquilidade.
Sabe por que motivo devia sempre olhar para o teor alcoólico do whisky antes de o beber? O grau alcoólico não é uma mera constatação de quantidade e revela muito sobre o método e a qualidade da produção. É um dos pequenos "segredos" que vamos revelar neste guia para conhecer melhor os diferentes estilos e regiões de whisky escocês.