Prazeres / Lugares

Um quarto de hotel para esquecer a pandemia

Em tempos incertos, regressar aos lugares onde somos felizes faz ainda mais sentido. O Penha Longa Resort inaugurou duas novas suites para fugirmos à realidade.

07 de janeiro de 2021 | Rosário Mello e Castro

É a primeira vez desde a sua abertura que o Penha Longa Resort, em Sintra, inaugura novos quartos – e só podia fazê-lo em grande. Das suites Cascais e Sintra, temos uma das melhores vistas do hotel, sem impedimentos nem interrupções. Natureza a perder de vista, enquadrada pela Serra de Sintra, uma propriedade com séculos de história e a certeza de que a verdadeira tranquilidade só pode ser isto: estar num resort com 196 quartos e sentir que estamos sozinhos.

A banheira da suite Cascais está virada para o quarto
A banheira da suite Cascais está virada para o quarto


Feitas as apresentações à extensa varanda, é nos detalhes dos interiores que nos demoramos. Com uma decoração assinada pelo atelier Vilaça Interiores, o design da suite Cascais, onde a MUST dormiu, é elegante e sexy ao mesmo tempo. Há uma banheira insolentemente virada para a cama (mas que também se esconde rapidamente com um deslizar de cortinas), tons luxuosos de dourado, bege e castanho, recantos para beber um chá ou um copo de vinho, cadeirões curvilíneos, mármore na dose certa e um conforto especial nos tecidos e texturas. A ideia é que se deixe ficar e esqueça por momentos o mundo lá fora. Existe a possibilidade de nos alongarmos para a suite Sintra, mesmo ao lado e com uma disposição ligeiramente diferente, de forma a juntar uma família ou um grupo.

A banheira da suite Cascais está virada para o quarto
A banheira da suite Cascais está virada para o quarto

Impõem-se duas obrigações a quem visita o Penha Longa: passear e descobrir a história do palácio e comer bem. Começamos pela segunda, com todas as regras de segurança impostas pela pandemia e salvaguardando que alguns dos restaurantes do hotel estão encerrados, como o Midori ou o Lab by Sergi Arola, ambos premiados com uma estrela Michelin, ou o Eneko, em Lisboa, que acaba de conquistar a sua primeira estrela.

O hotel está enquadrado pela Natureza da Serra de Sintra
O hotel está enquadrado pela Natureza da Serra de Sintra



Ainda assim, há muito para provar: os pratos para partilhar do restaurante Arola, como as já famosas batatas bravas, a inesperada fideua de choco (uma espécie de paella com aletria) ou a gulosa salada de caranguejo real. Destaque ainda para o restaurante Spieces, pan-asiático, ou para o Mercatto, onde de manhã se tome o pequeno almoço a olhar para o jardim e à noite se prova uma carta de pratos italianos que variam entre os clássicos risotos (o de caldeirada, delicioso, chamou-nos imediatamente a atenção) ou os peixes e carnes coloridos com vegetais frescos, sem esquecer as inevitáveis pizzas. As caminhadas ficam reservadas para a manhã seguinte, entre a beleza dos jardins que tempos serviram de refúgio à realeza, o campo de golfe, onde alguns jogadores esticam os tacos, ou o imponente mosteiro do séc. XIV, ao qual vale a pena fazer uma visita guiada. Uma viagem no tempo sabe ainda melhor agora.

Penha Longa Resort    

Onde? Estrada da Lagoa Azul, 2714-511 Sintra Reservas 21 924 90 11

Suites Cascais e Sintra com noites a partir dos €950 para duas pessoas

Saiba mais Penha Longa Resort, Serra de Sintra, turismo, artes, destinos, Portugal
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.