Prazeres / Lugares

Este é o voo mais curto do mundo

Com rumo à ilha de Papa Westray, no arquipélago escocês de Orkney, a viagem aérea mais curta de sempre percorre cerca de 3 km.

Foto: Pexels
12 de janeiro de 2022 | Ana Filipa Damião

53 segundos. É este o tempo que, em condições favoráveis, o voo mais curto do mundo demora a percorrer. Mais precisamente, é o serviço aéreo regular que cobre 2,7km em menos tempo do que a maioria dos aviões de passageiros leva para atingir a altitude de cruzeiro, segundo os recordes mundiais do Guiness.

Referimo-nos à viagem que liga a ilha de Westray, no norte do arquipélago escocês de Orkney, a uma ilha ainda mais remota, a de Papa Westray. O avião levanta voo duas a três vezes ao dia durante todo o ano e é um transporte essencial para os cerca de 80 habitantes de Papa Westray, seja para serviços médicos ou viagens sociais. No verão, a maior parte dos passageiros são turistas ou entusiastas de história e de vida selvagem.

Mapa das ilhas de Orkney
Mapa das ilhas de Orkney Foto: orkneyferries.co.uk

Contudo, se quiser apreciar verdadeiramente o esplendor do Britten Norman BN-2 Islander da companhia Loganair, tem de embarcar primeiro no aeroporto de Kirkwall, a capital da ilha principal do arquipélago das Ilhas Órcades. O interior minúsculo do avião deixa espaço apenas para o piloto e para alguns passageiros, um pouco encolhidos nas quatro filas. Segue-se uma viagem de 15 minutos até ao aeroporto de Westray, um posto ventoso com um pequeno edifício e uma pista de aterragem de gravilha. Depois de aterrar, há uma breve pausa para permitir a entrada de últimos passageiros, e lá vamos nós para Papa Westray.

Mesmo quando as condições meteorológicas não são as melhores, devido à direção do vento, o cronómetro ronda os 3 minutos, nem dá para uma sesta. À primeira vista, a ilha nua de árvores parece deserta, mas tem os seus encantos, afirmam os seus habitantes. 

Saiba mais viagem, Escócia, voos
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.