Eis umadistinçãoque nos orgulha a todos os portugueses: pela primeira vez, uma adega dos Açores faz parte da lista doTop 100 Wineries of the Year, selecionada pela revista americanaWine&Spirits. Um reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos em Portugal, neste caso, na ilha do Pico (Açores). A seleção feita pela revista internacional é baseada na performance dos vinhos e na opinião de provadores e críticos.
AAzores Wine Company(AWC) é um projeto criado por António Maçanita e Filipe Rocha, e tem sido a grande responsável pela revolução dos vinhos dos Açoresda última década. A nível internacional, revistas da especialidade têm feito eco do espaço e da qualidade da sua produção. É o caso depublicações de referênciacomo oFinancial Times, oThe New York Times, aMonocle ou aForbes. Esta última deu particular destaque à gastronomia, colocando o restaurante da Azores Wine Company comoum dos 50 restaurantes a visitar no mundo em 2023.
Além disso, ao longo destes anos, a AWC tem recebido uma série deprémiosque incluem o deEmpresa de Vinhos do Ano 2021(Revista Grandes Escolhas) e oVinha dos Utraseleito comoMelhor Vinho do Ano 2021(Revista Grandes Escolhas). Já em 2022, o projeto de enoturismo da Azores Wine Company foi distinguido com oPrémio Revelaçãodo reconhecido Guia"Boa Cama, Boa Mesa"do jornalExpresso. Em 2023, a empresa recebeu o prémio"Melhor Enoturismo Sustentável", pelaAPENO (Associação Portuguesa de Enoturismo).
Em julho de 2021,  abriu anova adega no Pico, que acabou por marcar uma nova era para o turismo da ilha e dos Açores – a doenoturismo. É notório que o edifício foi arquitetado com grande respeito pela paisagem que o rodeia, em pleno Património Mundial da Unesco. E, para ara além da área de produção de vinhos, a AWC tem umaSala de Provas,Restaurante eAlojamento. 
A par desta mais recente distinção, a Azores Wine Company, prepara-se para estar presente (juntamente com outras três adegas portuguesas), no evento deapresentação dos melhores produtores do mundo, a decorrer no dia11 de outubrona cidade deSão Francisco(Estados Unidos).