Prazeres / Lugares

Azores Wine Company no top 100 das melhores adegas do mundo

Trata-se da lista “Top 100 Wineries of the Year” escolhida pela conceituada revista americana 'Wine & Spirits' e é a primeira vez que uma adega dos Açores é incluída.

Foto: Fabrice Demoullin
21 de agosto de 2023 | Ângela Mata
PUB
Eis uma distinção que nos orgulha a todos os portugueses: pela primeira vez, uma adega dos Açores faz parte da lista do Top 100 Wineries of the Year, selecionada pela revista americana Wine&Spirits. Um reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos em Portugal, neste caso, na ilha do Pico (Açores). A seleção feita pela revista internacional é baseada na performance dos vinhos e na opinião de provadores e críticos.
A arquitetura encaixa-se na perfeição no cenário circundante. Foto: Francisco Nogueira
A Azores Wine Company (AWC) é um projeto criado por António Maçanita e Filipe Rocha, e tem sido a grande responsável pela revolução dos vinhos dos Açores da última década. A nível internacional, revistas da especialidade têm feito eco do espaço e da qualidade da sua produção. É o caso de publicações de referência como o Financial Times, o The New York Times, a Monocle ou a Forbes. Esta última deu particular destaque à gastronomia, colocando o restaurante da Azores Wine Company como um dos 50 restaurantes a visitar no mundo em 2023.
A decoração do alojamento foi inspirada no caráter vulcânico, quase lunar da Ilha do Pico, mas procurando tornar uma obra de betão num espaço hiper confortável. Foto: Fabrice Demoullin
Além disso, ao longo destes anos, a AWC tem recebido uma série de prémios que incluem o de Empresa de Vinhos do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas) e o Vinha dos Utras eleito como Melhor Vinho do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas). Já em 2022, o projeto de enoturismo da Azores Wine Company foi distinguido com o Prémio Revelação do reconhecido Guia "Boa Cama, Boa Mesa" do jornal Expresso. Em 2023, a empresa recebeu o prémio "Melhor Enoturismo Sustentável", pela APENO (Associação Portuguesa de Enoturismo).

Em julho de 2021,  abriu a nova adega no Pico, que acabou por marcar uma nova era para o turismo da ilha e dos Açores – a do enoturismo. É notório que o edifício foi arquitetado com grande respeito pela paisagem que o rodeia, em pleno Património Mundial da Unesco. E, para ara além da área de produção de vinhos, a AWC tem uma Sala de Provas, Restaurante e Alojamento
O restaurante, localizado na zona mais elevada da adega, tem vista para o mar e para as ilhas de Faial e S. Jorge. Foto: Fabrice Demoullin
A par desta mais recente distinção, a Azores Wine Company, prepara-se para estar presente (juntamente com outras três adegas portuguesas), no evento de apresentação dos melhores produtores do mundo, a decorrer no dia 11 de outubro na cidade de São Francisco (Estados Unidos).
PUB