Prazeres / Drive

Porsche 928 conduzido por Tom Cruise leiloado por quase 2 milhões de dólares

O automóvel que Tom Cruise guiou nas gravações do filme Negócio Arriscado foi recentemente leiloado por, nada mais nada menos, que 1.980.000 milhões de dólares.

Porsche 928 usado no filme 'Risky Bussiness' (1983).
Porsche 928 usado no filme 'Risky Bussiness' (1983). Foto: IMDB
28 de setembro de 2021 | Ana Filipa Damião

Porsche 928. Nos anos 80 foi este o modelo escolhido para o filme Negócio Arriscado, com Tom Cruise no papel principal.

Décadas depois, um dos três automóveis utilizados no filme é leiloado por quase 2 milhões de dólares, mais precisamente 1.980.000 milhões de dólares, no Texas, Estados Unidos. Admirado? Nós também, visto que o 928 é atualmente um dos Porsches menos valorizados no mercado, de acordo com a GQ italiana.

Porsche 928 usado no filme 'Risky Bussiness' (1983).
Porsche 928 usado no filme 'Risky Bussiness' (1983). Foto: IMDB

Criado em 1979, o automóvel leiloado foi o que teve mais tempo em cena no filme, daí o valor elevado a que foi comprado. Além disso, conta com várias assinaturas dos membros do elenco no seu interior, incluindo a de Bronson Pinchot, de Joe Pantoliano, de Curtis Armstrong e de Francine Locke.

Após as gravações, o coupé alemão foi exposto no concessionário da Porsche na América do Norte durante um ano, antes de ser incluído na exposição Porsche Effect do Museu Petersen Automotive, em Los Angeles.

Segundo a GQ italiana, o 928 era suposto ser um substituto do modelo 911, mas não foi bem recebido pelo público, obrigando a Porsche a recuar nos seus designs.

Saiba mais Porsche, Tom Cruise, 928, automóvel, leilão, Risky Bussiness, cinema, Hollywood, atores
Relacionadas

Jeep: 80 anos e nem uma ruga

Já aqui tínhamos escrito: 2021 é um ótimo ano para efemérides automóveis. Há oito décadas nascia, em contexto de guerra, um carro que se tornou uma marca, uma categoria de veículos e uma tendência automóvel: Jeep, o indestrutível, o vencedor da II Guerra Mundial, o que passa por cima de toda a folha.

Volvo P1800, santificado seja o teu nome

Uma marca sueca lançou-o há 60 anos, em 1961. Um ano depois, uma série televisiva britânica – ‘O Santo’ – iria imortalizá-lo: eis o Volvo P1800, um dos desportivos mais icónicos dos anos 60.

Mais Lidas
Drive MG4: o renascimento da marca MG?

Não é bem isso. É mais uma segunda vida para o construtor que já foi inglês, mas mudou de bandeira, e que agora é uma marca chinesa fabricante de viaturas elétricas.