Prazeres / Artes

Será que o verdadeiro nome de Banksy foi descoberto?

Talvez. Certo é que numa entrevista com 20 anos, cuja gravação foi reencontrada agora, Banksy confirma que o seu nome é Robert Banks, corrigindo, aliás, para o diminutivo Robbie. Mas são tantas as cortinas de fumo em torno deste famoso graffiter que é difícil dizer se será mesmo verdade.

Foto: Getty Images
21 de novembro de 2023 | Madalena Haderer

Será que foi desta que se descobriu a verdadeira identidade de Banksy? O famosíssimo artista de rua britânico, cujos graffitis, muito virados para a sátira social e política, são frequentemente vendidos por milhões – de dólares, libras, euros, o que for, já que as suas obras são apreciadas e desejadas em todas as partes do mundo –, consegue a proeza de se manter no anonimato, desde o início da década de 90, altura em que começou a "atacar" as paredes do Reino Unido. Sazonalmente, aparece alguém a dizer que descobriu quem é o verdadeiro Banksy – regra geral, dá em nada. E é isso mesmo que se passa agora, com a BBC a divulgar os primeiros segundos de uma entrevista, com o jornalista ainda a testar o som, em que Banksy admite chamar-se Robbie. Será?

O episódio remonta a 2003 e passa-se no início de uma entrevista para o programa PM, da estação de rádio BBC Radio 4, em que o entrevistador, Nigel Wrench, ainda a testar o som do microfone, confronta Banksy com o facto de o jornal britânico The Independent ter divulgado, nessa mesma manhã, o seu verdadeiro nome e lhe pergunta se o pode tratar dessa forma. O entrevistador pergunta-lhe diretamente: "O teu nome é Robert Banks?" Ao que ele responde: "Sim, Robbie."

Numa conversa entre um jornalista do The Independent e Nigel Wrench, e que o jornal divulgou no Instagram, este último confirma a história e recorda a conversa que teve com Banksy há 20 anos. Wrench diz que o que acha particularmente interessante, e um ponto a favor da possibilidade de esse ser mesmo o seu nome, é o facto de Banksy corrigir o nome Robert para o diminutivo Robbie. E conclui dizendo que não tem qualquer motivo para achar que ele estava a mentir.

A razão pela qual este episódio veio a público tantos anos depois está relacionada com o podcast da BBC Radio 4 intitulado The Banksy Story. Com 10 episódios semanais, este podcast foi lançado em meados de julho deste ano e chegou ao fim em agosto, mas, no dia 21 de novembro foi acrescentado um episódio de bónus, chamado Bonus Episode: The Lost Banksy Interview em que, tal como o nome indica, conta a história desta entrevista perdida e apresenta a possibilidade de Robbie Banks ser o verdadeiro nome do mais infame graffiter de todos os tempos.

The Banksy Story está disponível no Spotify e é apresentado por James Peak, um grande fã de Banksy e que, com a ajuda de Duncan, o seu sonoplasta, vai entrando cada vez mais fundo no mundo secreto deste artista de rua nascido em Bristol (ao que se sabe) e que se transformou num fenómeno cultural.

Saiba mais Banksy, Artista, Robbie, Arte, Identidade, Robbie, Robert Banks
Relacionadas

As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Mais Lidas