Prazeres / Artes

Pela primeira vez, veremos um quadro famoso de Rembrandt como era há 300 anos

O famoso quadro 'A Ronda Noturna', de Rembrandt, foi recuperado através de inteligência artificial, e está exposto no Rijksmuseum, nos Países Baixos.

Foto: @rijksmuseum
20 de julho de 2021 | Rita Silva Avelar
O Rijksmuseum, em Amesterdão, anunciou que concluiu a restauração de uma das obras mais icónicas de Rembrandt: The Night Watch (A Ronda Noturna, em português). Pela primeira vez em 300 anos, o público poderá descobrir esta obra no seu formato original, sendo que o sucesso da recuperação se deve em grande parte à utilização de inteligência artificial.

O delicado trabalho foi feito por uma equipa composta por cientistas, conservadores e curadores, que juntos recriaram as peças em falta, aproximando-se ao máximo das pinceladas e do efeito da pintura de 1642.

Esta restauração envolveu o uso de inteligência artificial, primeiro para o processamento da técnica do pintor holandês, com o uso das chamadas "redes neurais artificiais", e depois para a reconstrução das seções em falta (no quadro) em computador, imprimindo-as em painéis e colocando-as em torno da pintura original à medida que avançavam no processo.

"A Ronda Noturna está gravada na nossa memória coletiva. Graças a esta restauração, podemos agora ver que a composição pintada por Rembrandt era ainda mais dinâmica. É maravilhoso poder agora ver com os nossos próprios olhos A Ronda Noturna como Rembrandt pretendia que fosse visto", diz Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum, citado pela GQ espanhola.
Saiba mais Rembrandt, Rijksmuseum, Holanda, The Night Watch, A Ronda Noturna, artes, cultura e entretenimento, Quadro
Relacionadas

Uma coluna de som ou uma peça de arte?

Da colaboração entre a Bang & Olufsen e o diretor criativo da marca francesa Saint Laurent, Anthony Vaccarello, surgiu uma coluna de luxo e de edição limitada que faz suspirar os amantes dos dois mundos, o da tecnologia e o da Moda.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.