Prazeres / Artes

É fã do X-Men? Está à venda uma nova banda desenhada de colecionador

As primeiras 21 histórias dos famosos mutantes criados por Stan Lee e Jack Kirby, fotografadas, remasterizadas digitalmente e impressas numa nova série com apenas mil exemplares à venda.

Foto: TASCHEN
30 de junho de 2023 | Ana Filipa Damião
Corria o ano de 1963 quando Stan Lee, em conjunto com o artista Jack Kirby, criou a famosa banda desenhada X-Men, numa altura em que os super-heróis se tornavam de novo populares. Afinal, tinha sido da mente do então editor-chefe e argumentista da Marvel Comics e dos seus colegas Jack Kirby e Steve Ditko que tinham surgido personagens como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor e Quarteto Fantástico, recorda a Rollingstone num artigo de 2014.

Só existem mil exemplares à venda.
Só existem mil exemplares à venda. Foto: TASCHEN
Ninguém estava preparado para o sucesso que viria a ser este grupo de adolescentes com poderes, liderados pelo professor Xavier e ensinados a proteger a própria sociedade que os temia e perseguia de ameaças exteriores e de outros mutantes como Magneto, um dos grandes inimigos do universo em questão.

A edição de colecionador, em tamanho XXL, reúne as primeiras 21 histórias da equipa de super-heróis.
A edição de colecionador, em tamanho XXL, reúne as primeiras 21 histórias da equipa de super-heróis. Foto: TASCHEN
À publicação, Lee Stan contou que já tinha usado a "situação do acidente radiotivo" pelo menos três vezes nas suas histórias, e que por isso seguiu outra direção para as novas personagens: "Eram pessoas que não tinham ligação entre elas, por isso seria um trabalho dos diabos [inventar como tinham obtido os seus poderes]. Optei pela saída mais cobarde. Eles nasceram assim. São mutantes", confessou. Porém, na altura alertaram-no de que as crianças não iriam conhecer essa expressão, o que levou ao nome final X-Men (pessoas com poderes extra [em inglês, a letra "x" de X-Men refere-se à primeira sílaba da palavra extra]). 

Foi desenvolvido um papel exclusivamente para esta série, de modo a simular a sensação da banda desenhada original. 
Foi desenvolvido um papel exclusivamente para esta série, de modo a simular a sensação da banda desenhada original.  Foto: TASCHEN
A edição de colecionador da Taschen, em tamanho XXL, reune as primeiras 21 histórias da equipa de super-heróis, originalmente composta por Ciclope, Rapariga Marvel, Anjo, Monstro e Homem de Gelo, publicadas entre 1963 e 1966. Para tal, cada página das bandas desenhadas, impressas há mais de 50 anos, foi cuidadosamente fotografada e remasterizada digitalmente com recurso a técnicas de retoques modernos a fim de corrigir problemas relacionados com a impressão da época. Além disso, foi desenvolvido um papel especial exclusivamente para estes volumes, de modo a simular a sensação da banda desenhada original. 

O volume inclui as histórias lançadas entre 1963 e 1966.
O volume inclui as histórias lançadas entre 1963 e 1966. Foto: TASCHEN
Embora a série tenha sido encerrada por cinco anos, foi repescada em 1975 pelo escritor Len Wein, que trouxe o icónico Wolverine à vida, antes de Chris Claremont assumir o seu cargo pelos 17 anos que lhe seguiram. E o resto é história. A obra conta ainda com um prefácio original de Chris Claremont, um ensaio de Fabian Nicieza, escritor dos X-Men, arte original, fotografias e objetos de recordação dos primeiros tempos dos mutantes.

Marvel Comics Library. X-Men. Vol. 1. 1963–1966 (€500) conta apenas com mil exemplares à venda e pode ser adquirido aqui.
Saiba mais X-Men, Taschen, Stan Lee, Jack Kirby, Marvel, Super-Heróis, Banda Desenhada, Wolverine
Relacionadas
Mais Lidas