Ciclo de filmes sobre Lynch no Cinema Trindade e no Cinema Medeia Nimas
Até ao fim do mês ambos os cinemas, no Porto e em Lisboa, respetivamente, exibem vários dos célebres filmes dos realizador, que nos deixou recentemente.

Desde o início deste mês que o Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, tem exibido o ciclo "Os Enigmas de David Lynch", que reúne Eraserhead, O Homem Elefante, Uma História Simples, Mulholand Drive e Inland Empire, distribuídos pela Nitrato Filmes.
"No próximo programa, com a continuação do ciclo, decidimos exibir mais duas das suas obras-primas, em sessões especiais e em exclusivo: Veludo Azul será exibido no dia 29 de janeiro, às 19h15, e no dia 12 de fevereiro, às 14h. Um Coração Selvagem será exibido no dia 31 de janeiro, às 12h30, e no dia 17 de fevereiro, às 21h45", esclarece o Cinema Medeias Nimas. "A notícia da morte de Lynch abalou-nos profundamente, mas as suas imagens, hipnóticas e exaltantes, permanecerão para sempre connosco, para sempre despertando a nossa curiosidade e fascínio."
David Lynch faleceu no passado 15 de janeiro, deixando o mundo artístico, e da sétima arte em particular, nostálgico e abalado. O realizador é considerado um dos grandes da sua geração, tendo deixado obras verdadeiramente inovadoras para o seu tempo, com um olhar muito particular e que muitas vezes dividiu o público e a crítica.
No Porto, o Cinema Trindade também conta com a exibição de vários dos mesmos filmes num ciclo com o mesmo nome. Na segunda-feira, 27, será possível ver O Homem Elefante, pelas 21h30, na terça-feira, 28, Mulholland Drive à mesma hora, e dia 29, quarta-feira, Inland Empire, pelas 21h, tendo já arrancado no passado dia 23, sexta-feira.
Uma ode à cidade das luzes, do amor e dos croissants
Paris é uma das cidades mais instagramáveis do mundo. Uma das mais bonitas, mais apaixonantes, mais históricas e que mais têm atraído viajantes e turistas ao longo dos séculos. Esta edição especial da Assouline comemora o século XX da capital francesa em todo o seu esplendor.
Um estudo recente argumenta que o famoso pintor norte-americano pode ter escondido imagens – consciente ou inconscientemente – nos seus quadros. Garrafas de bebidas alcoólicas, imagens do próprio, macacos, palhaços e elefantes são alguns exemplos recorrentes.
Há obras de arte que superam o valor de carros excêntricos, ou das mansões dos bilionários. Estas são as mais caras do mundo.
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
É um mistério que atravessa várias décadas, mas acaba de ser desvendado. Além de ter sido o próprio a escrever a frase, esta revela muito do que sentia acerca do mundo artístico e dos seus apreciadores - especialistas ou não.